Em um desenvolvimento importante anunciado recentemente, Israel revelou seus planos para avançar em direção ao lançamento de sua moeda digital do banco central (CBDC), o shekel digital. Em um comunicado divulgado em 29 de maio, o Banco de Israel detalhou os próximos passos para desenvolvimento de sua CBDC.
O Banco de Israel (BoI) explicou que vem avaliando nos últimos anos a possibilidade de emitir uma CBDC, o shekel digital. Como parte do plano de ação para uma possível emissão do shekel digital, a Instituição informou que está planejando o “Desafio do Shekel Digital”.
“No desafio do shekel digital, o Banco de Israel convida diversas entidades, dos setores privado, público e acadêmico, a explorar o potencial de desenvolvimento dos usos do sistema do shekel digital. Os participantes do desafio serão solicitados a desenvolver tecnologicamente diferentes cenários de uso do shekel digital, usando a camada API”.
O BoI ressaltou a construção de um protótipo tecnológico simulando o coração do sistema de shekel digital no Banco de Israel e a sua camada APIs. “Os prestadores de serviços de pagamento e outros prestadores de serviços terão acesso ao sistema e a uma ampla gama de funções através das quais poderão desenvolver e disponibilizar serviços aos utilizadores finais do público em geral e fornecer opções avançadas de pagamento com shekel digital”.
Ao comentar sobre o desenvolvimento financeiro no país, o vice-governador do Banco de Israel, Andrew Abir, afirmou: “O desafio do shekel digital é mais um passo em direção aos meios de pagamento do futuro, com o objetivo de criar um ecossistema inovador e competitivo de formas de fazer pagamentos. O sucesso de o shekel digital dependerá da cooperação entre o Banco de Israel e os setores privado e governamental. No desafio, pela primeira vez, permitimos que a indústria financeira de Israel e do exterior e uma ampla variedade de partes interessadas no sistema de pagamentos cooperem. nos de uma forma prática ao pensar, planejar e projetar o shekel digital.”
O Banco de Israel explicou que vai ser dada prioridade aos projetos que utilizarem características originais e inovadoras no mundo dos pagamentos, sejam melhorias em aplicações existentes ou aplicações completamente novas. Um comitê de especialistas avaliará e classificará os projetos pendentes, que serão apresentados em uma conferência planejada pelo Banco de Israel no final do processo.