Bitcoin ( BTC ) tem lutado para quebrar a marca de $ 50.000 por mais de 10 dias. No entanto, em 2 de setembro, a criptomoeda premium ultrapassou brevemente a marca , enviando ondas positivas em todo o mercado. Desde então, o token caiu abaixo da marca para ser negociado na faixa de $ 49.000 antes de se recuperar para atingir a marca de $ 50.000 novamente em 3 de setembro.
Como o Bitcoin costuma se comportar em um padrão cíclico, uma olhada nas tendências mensais para setembro pode revelar padrões no preço, o que, por sua vez, pode ser útil para avaliar as perspectivas para o próximo mês. Historicamente, setembro foi um dos meses mais sem brilho para o BTC. Uma olhada nos dados de preços mensais desde 2013 revela que o token registrou ganhos positivos em setembro duas vezes em oito anos – em 2015 e 2016 – com um máximo de 6%, o que poderia ser considerado quase estável.
Pete Humiston, gerente da Kraken Intelligence – o departamento de pesquisa da bolsa Kraken – disse sobre o que essa tendência pode significar para este ano:
“Setembro é historicamente o mês de pior desempenho do Bitcoin. Dito isso, ele está beirando os US $ 50.000 nas últimas três semanas. Caso o Bitcoin atinja um rompimento acima desse marco psicologicamente significativo, ele pode renovar o interesse do investidor e despertar o ímpeto necessário para levá-lo de volta aos $ 60.000. ”
Na verdade, o BTC postou vermelho em setembro em quatro dos últimos cinco anos, tornando-o o período mais sombrio para a moeda. No entanto, a marca de $ 50.000 é considerada um dos níveis de resistência significativos para este ativo desde que quebrou a barreira poucos dias após o CEO da Tesla Elon Musk anunciar que a empresa havia comprado BTC no valor de $ 1,5 bilhão em 8 de fevereiro, junto com o início de aceita Bitcoin como método de pagamento. O token ultrapassando brevemente este nível de resistência no início deste mês pode ser um sinal positivo para o ativo.
Hunain Naseer, analista sênior da OKEx Insights – a equipe de pesquisa da bolsa de criptomoedas OKEx. Ele disse: “Do jeito que as coisas estão hoje, a luta do BTC abaixo de US $ 50.000 é a grande luta que os touros precisam para vencer antes que possamos chegar a US $ 60.000. O movimento de $ 50.000 para $ 60.000 provavelmente será muito mais rápido do que o movimento atual entre $ 40.000 e $ 50.000. ”
O modelo S2F vê menor deflexão
O modelo stock-to-flow (S2F) do usuário do Twitter PlanB tem sido um dos modelos quantitativos mais precisos que tentam avaliar e prever o preço do Bitcoin. Ele faz isso com base nas injeções de oferta do ativo em circulação em um determinado período. De acordo com o modelo, o preço do Bitcoin deve ter passado de US $ 100.000 para a troca de mãos em torno da marca de US $ 105.000.
No entanto, o BTC está atualmente se recuperando de uma deflexão maior do S2F no final de julho, quando parecia que o modelo poderia ser invalidado . Esta não é a primeira vez que o preço do Bitcoin se desviou negativamente do modelo. O desvio começou no final de outubro de 2018 e durou até meados de junho de 2019 por quase sete meses. Em comparação, a atual variação negativa em curso durou apenas cerca de três meses. Vale ressaltar aqui que, para o resto do ano, o modelo S2F é consideravelmente plano e prevê um intervalo semelhante no início do quarto trimestre.
S2F desvio de janeiro de 2017 projetado para janeiro de 2026
Naseer discutiu ainda mais as previsões do modelo em comparação com o preço de mercado, dizendo: “Dado o sentimento atual e os fundamentos de longo prazo, não está fora de questão para o BTC atingir US $ 100 mil em dezembro, especialmente porque outubro e novembro têm sido historicamente grandes meses para o Bitcoin. Eles poderiam facilmente configurá-lo para chegar a US $ 100.000 em meados de dezembro, antes de quaisquer correções. ”
Em relação a este modelo, Jake Wujastyk, analista-chefe de mercado da TrendSpider, uma empresa de software de análise técnica, disse à Cointelegraph: “Com base no uso do movimento medido da baixa de março de 2020 para a vela de outubro de 2020 (sete meses), aplicando este movimento medido ao O mínimo de junho de 2021 colocaria isso em torno de US $ 100.000 até o final do ano, presumindo que a movimentação seja a mesma. ”
Embora o modelo S2F tenha sido altamente preciso na previsão do preço do Bitcoin até agora, é importante observar que todos os indicadores técnicos têm suas limitações. Humiston falou mais sobre a perspectiva mais ampla do mercado de criptomoedas, dizendo: “Uma mudança para US $ 100.000 em quatro meses exigiria uma entrada significativa de capital. Embora certamente não seja impossível, parece improvável agora que a atenção dos investidores se voltou para ativos criptográficos alternativos, como Ether, Cardano e Solana. ”
Altcoins pode impedir $ 100K BTC este ano
Enquanto o Bitcoin vem lentamente rastejando para a marca de $ 50.000 e, de fato, lutando para mantê-lo atualmente, altcoins como Ether ( ETH ), Cardano ( ADA ) e Solana (SOL) têm sofrido um estrago absoluto nas últimas semanas.
De acordo com dados da CoinMarketCap, nos últimos sete dias até o momento da redação deste artigo, o BTC registrou 6,40%. Em comparação, as altcoins diminuíram esses números, com SOL postando 73,83%, ETH postando 26,57% e ADA postando 15,97% no mesmo período. SOL e ADA recentemente postaram novos recordes históricos também em setembro.
Este boom de altcoin baixou o índice Bitcoin Dominance (BTCD) para 41,46% no momento em que este artigo foi escrito, de acordo com dados da TradingView.com. Isso é semelhante aos níveis alcançados em junho de 2018. O CEO da troca de criptografia KuCoi, Johnny Lyu, disse:
“É importante entender como a ETH e outras altcoins são capazes de competir com o BTC pelo dinheiro de novos investidores e como aqueles que estão no mercado há muito tempo podem se comportar […] A adoção em massa da criptografia não pode ser alcançada sem a prosperidade das altcoins. Muitos participantes do mercado acreditam que, no nível de preço atual, é o valor das altcoins que está mais sujeito a um aumento múltiplo. ”
O preço do Solana, por exemplo, cresceu mais de 100 vezes desde o início do ano. Até mesmo o modelo S2F otimista do PlanB para BTC prevê seu valor em pouco mais de US $ 100.000 no final do ano, apenas três vezes o valor do token no início do ano. Essas enormes diferenças nos retornos podem até mesmo levar os investidores a escolher altcoins como seu veículo de investimento em vez do Bitcoin.
No entanto, o interesse institucional no Bitcoin está vendo um vento contrário em comparação com os níveis vistos em junho e julho. A Microstrategy fez mais uma compra da BTC em 24 de agosto , desta vez no valor de US $ 177 milhões. Isso equivale a um total de 105.085 BTC, avaliado em US $ 5,2 bilhões atualmente e é 0,5% do fornecimento máximo de 21 milhões de BTC.
Até mesmo uma das instituições financeiras mais proeminentes globalmente, Citigroup Inc., está considerando negociar futuros de Bitcoin oferecidos pela Chicago Mercantile Exchange, a maior bolsa de derivativos do mundo. De acordo com o relatório recente, o banco aguarda a aprovação regulatória para negociar neste instrumento derivativo.
Lyu falou ainda sobre como o crescimento do mercado de criptomoedas como um todo está renovando o interesse institucional na indústria, afirmando: “A recuperação gradual do interesse institucional em criptomoedas já é óbvia. Notícias positivas sobre os investimentos da SpaceX em Bitcoin, as atualizações de rede do Ethereum em agosto e Cardano em setembro – tudo isso neutraliza o mercado baixista de maio e junho e fortalece a confiança dos participantes do mercado em um maior crescimento. ”
Wujastyk também sugeriu que os movimentos de preços que o Bitcoin fez nos últimos meses requerem a injeção de grandes quantidades de capital para movimentar o mercado, o que indica que o capital institucional está definitivamente envolvido. Esse impulso de mercado que existe atualmente para Bitcoin e altcoins pode ser o fator de diferenciação que leva a um mês historicamente temido para o mercado de criptomoedas.