A senadora americana, Elizabeth Warren, deseja que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, forneça respostas relacionadas aos “conflitos de interesses” de Elon Musk no governo. Warren solicitou uma certa clareza relacionada aos padrões éticos aplicados a Musk em seu papel como um dos conselheiros da equipe de transição do próximo presidente, de acordo com informações publicadas pela Reuters.
Em uma carta direcionada a Trump, a senadora destacou a necessidade do bilionário e proprietário da Tesla e X em abordar possíveis conflitos de interesse no caso de desejar a seguir com seu papel de aconselhamento da nova administração do país.
A carta enfatizou normas publicadas pela Administração de Serviços Gerais que versam sobre a determinação de que os membros da equipe de transição evitem conflitos de interesse que sejam reais e percebidos.
Em entrevista à MSNBC, a parlamentar mostrou preocupação com a grande influência de Musk no governo, principalmente com o envolvimento de suas empresas com contratos governamentais, bem como, questões regulatórias.
Warren lançou luz sobre o envolvimento direto das empresas de Musk com o governo americano. Ela acredita que o relacionamento próximo entre Musk e Trump poderia beneficar estas empresas e torná-las “mais ricas”.
“Esses são conflitos de interesse em níveis nunca vistos antes”, afirmou a senadora Elizabeth Warren na entrevista.
Elizabeth Warren takes issue with @elonmusk
advising Trump on efficiency.Apparently creating electric cars, reusable rockets, and brain interfaces counts as “nothing for society” in her world.pic.twitter.com/sHps2kQuXC
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) December 18, 2024
Vale lembrar que Donald Trump anunciou, em 12 de novembro, que o bilionário e apoiador das criptomoedas, Elon Musk, juntamente com o empreendedor Vivek Ramaswamy irão liderar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do país. Em seu anúncio, Trump destacou que o posicionamento estratégico desses gigantes do setor visará “desmantelar a burocracia governamental”.
“Tenho o prazer de anunciar que o Grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o Patriota Americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental (‘DOGE’)”, escreveu Trump em uma publicação recente no Truth Social.
De acordo com Trump, Musk e o Ramaswamy irão “desmantelar a burocracia governamental, cortar regulamentações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar agências federais – essenciais para o movimento ‘Salve a América’”, afirmou.