Em 21 de dezembro de 2021, o Senado paraguaio aprovou um projeto de lei para regular o comércio e a mineração de criptomoedas, conforme confirmado pelo senador Fernando Silva Facetti, um dos três autores do projeto.
No entanto, o projeto encontrou problemas na Câmara dos Deputados, fazendo com que o processo demorasse até maio de 2022 antes de ser aprovado pela Câmara dos Deputados com algumas emendas. E até 14 de julho, o Senado paraguaio aprovou oficialmente a nova versão deste projeto de lei. Agora que o projeto foi aprovado pelas duas casas, o próximo passo será apresentá-lo ao presidente Mario Abdo Benítez, que pode sancioná-lo ou vetá-lo.
Sancionan normativa que regula la comercialización de criptoactivoshttps://t.co/fP7fkLKbXh#SenadoPy pic.twitter.com/lA5YT9vbVE
— SenadoPy (@SenadoresPy) July 15, 2022
A principal emenda proposta pela Câmara dos Deputados e aceita pelo Senado paraguaio é que o principal órgão de aplicação da lei será o Ministério da Indústria e Comércio, que penalizará as pessoas físicas ou jurídicas mineradoras e prestadoras de serviços. serviços financeiros em criptomoedas sem a permissão correspondente do governo.
A Administração Nacional de Eletricidade é o departamento de energia ao lado da Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro ou Ativos, responsável por supervisionar todo o processo de investimento feito por instituições de criptomoedas. A Comissão Nacional de Valores será responsável pela comercialização dos bens adquiridos.
A lei estipula que mineradores individuais e corporativos devem solicitar autorização de consumo de energia elétrica industrial e solicitar uma licença. Também cria um registro para qualquer pessoa física ou jurídica com o objetivo de fornecer serviços de negociação ou custódia de criptomoedas para terceiros.
O deputado Carlos Rejala, um dos autores do projeto, disse no ano passado que a lei busca atrair mineradores internacionais usando as baixas tarifas de eletricidade do país, que estão em torno de 5 centavos de dólar por quilowatt-hora. A mineradora canadense de Bitcoin Bitfarms (BITF) é um dos principais players de mineração que operam no Paraguai, com uma instalação de 10 megawatts na cidade de Villarica, localizada na parte centro-sul do país sul-americano.