Isso colocou os holofotes em muitos projetos, e Cardano não foi exceção – muito pelo contrário. A plataforma blockchain de prova de aposta atraiu a atenção de toda a comunidade de criptomoedas e até de celebridades e pessoas de fora dela. Afinal, o lendário astro do rock Gene Simmons anunciou uma recompra de ADA de US $ 300 mil em fevereiro, atraindo ainda mais atenção para o projeto.
Mas isso não é nem a cereja no topo do bolo. Cardano viu muitos desenvolvimentos acontecendo em 2021. A equipe fez parceria com dois países da África – Etiópia e Tanzânia – e trabalhará para criar identidades digitais, conexão de internet móvel e aceitação financeira para as comunidades desses países .
Enquanto o projeto se prepara para o lançamento da rede de teste de sua tão esperada plataforma de contratos inteligentes, seu ecossistema continua a se expandir. Em mais de uma ocasião, Charles Hoskinson, fundador da Cardano, revelou os múltiplos participantes dela, dizendo que a plataforma já está massivamente sobrecarregada.
Em meio a tudo isso, em entrevista com o Diretor de Tecnologia da IOHK – a empresa de desenvolvimento de software por trás da Cardano, Romain Pellerin, durante o Bitcoin 2021 de Miami, que acabou sendo a maior conferência de criptografia de todos os tempos.
O mercado em alta em 2021 é apenas uma das razões para o crescimento explosivo de Cardano
Quando questionado se o mercado em alta foi a razão para o crescimento maciço do projeto em 2021, Pellerin disse que é apenas parte das razões.
Ele argumentou que eles já haviam visto uma ação séria de preços no passado, sempre que lançariam novos produtos.
“Eu olhei para os movimentos de preços quando lançamos o software e tivemos muita ação de preços no verão passado, antes deste mercado em alta – quando lançamos a atualização Shelley .”
Ele argumentou que os serviços lançados na época, incluindo o negócio de staking, foram a principal razão para a construção de uma enorme comunidade de mais de 2.000 participantes de Pareto administrando a rede.
“Cerca de 70% do ADA está apostado. E tudo isso contribuiu para a ação do preço. E acho que nos beneficiamos com o mercado altista e, afinal, você tem a amplificação da indústria como um todo, então nos beneficiamos disso. ” – Adicionado Pellerin.
Em geral, o CTO disse que novos usuários são atraídos pelos novos recursos do sistema. Ele disse que “toda vez que lançamos um novo recurso, como piquetar ou administrar uma piscina, ou a capacidade de lançar NFTs, há mais pessoas interessadas em Cardano. Na verdade, ele apontou que existem mais de 50.000 tokens agora no Cardano.
Blockchains são redes e o valor da rede está no número de usuários. Podemos ver um crescimento em termos de novos usuários e o preço está um tanto relacionado a isso.
Cardano vs. Ethereum: uma comparação injusta
Ao discutir a competição entre Cardano e Ethereum – que é apresentada muitas vezes por membros da comunidade, Pellerin disse que não sabe exatamente por que as pessoas comparam os dois projetos.
“Não sei por que Cardano é comparado a Ethereum. Ethereum é um blockchain de prova de trabalho. Executamos um modelo de razão diferente. “
No entanto, ele acrescentou que Cardano estará no par.
“Nós (Cardano) temos recursos de contratos inteligentes e estaremos no mesmo nível do Ethereum em termos de funcionalidade. Mas somos muito diferentes da Ethereum tecnicamente – prova de aposta vs. prova de trabalho, e também na forma como desenvolvemos a rede.
Estamos muito mais focados em pesquisas e construímos lentamente, mas nosso sistema é robusto para apoiar o sistema financeiro aberto de amanhã. Quando você olha para o Ethereum, sua abordagem é a rápida prototipagem e lançamento rápido, mas no final é um protótipo, e não estamos construindo um protótipo. ”
No entanto, ele acredita que a comunidade não deve colocar projetos uns contra os outros, mas sim trabalhar juntos, pois todos nós “temos que convencer o mundo a usar o blockchain”.
Quando questionado se ele vê um futuro onde Cardano substitui Ethereum e se torna o segundo para Bitcoin, o CTO da IOHK disse que não acha que isso realmente importa, pois atualmente estamos vendo uma espécie de “verticalização de blockchains para lidar com uma indústria específica – cadeia de suprimentos ou financeiro, por exemplo. ”
Além disso, ele disse que não consegue ver o que vai acontecer daqui para frente, mas descreveu algumas coisas que Cardano faz que “Ethereum nem está olhando”.
Por exemplo, a Ethereum não está financiando projetos e inovação de um tesouro acumulando valor em cada bloco, e um sistema de governança descentralizado como Cardano faz por meio de sua iniciativa Catalyst. O tesouro atual de Cardano gira em torno de um bilhão de dólares, segundo Pellerin.
0,01% de consumo de energia de Bitcoin
O consumo de energia e os padrões ESG têm sido um ponto focal para toda a indústria desde que Elon Musk criticou o Bitcoin por ser muito intensivo em energia.
Tocando neste ponto, Pellerin apontou que o consumo de energia de Cardano é “0,01% do Bitcoin. Mas é lógico porque não usamos prova de trabalho. É como comparar maçãs e laranjas. Nosso sistema de prova de aposta é projetado para não depender de poder de hash, então, na verdade, sempre seremos mais ecológicos do que qualquer blockchain de prova de trabalho. ”
Ele também disse que os problemas de consumo de energia do Bitcoin não irão simplesmente desaparecer.
“Esse [poder de hashing] só vai continuar aumentando porque as pessoas estão lutando pelo próximo bloco. Eles estão tentando colocar mais poder para conquistar outras piscinas de mineração. Portanto, é meio preocupante – não por agora, mas para o futuro – imagine se a maior parte do sistema financeiro for executado em Bitcoin – quanto será o consumo em 10 anos? ”
Pellerin também disse que algumas redes como a Ethereum já estão inovando (com a transição para PoS) e que podemos nos surpreender que o Bitcoin faça algo nesse sentido um dia, e acrescentou que o algoritmo do Bitcoin não está descentralizando as coisas:
“Veja o Bitcoin – ele está centralizado em torno de enormes fazendas de mineração, todas concentradas em alguma parte do mundo, como a China e outros países. Em Cardano, temos 2.000 operadores de participações espalhadas pelo mundo, que estão produzindo blocos – e continua crescendo. ”
Marlowe de Cardano: Quando os contratos inteligentes em Cardano?
Indiscutivelmente, o tópico mais quente dentro da comunidade Cardano é o da capacidade de contrato inteligente e quando estará disponível na rede.
Falando sobre o assunto, Pellerin discutiu Marlowe – a atualização de rede mais recente que introduzirá contratos inteligentes para Cardano.
“Em primeiro lugar, é importante mencionar que Marlowe está executando o Plutus – nossa máquina / mecanismo virtual de contrato inteligente, por assim dizer. É uma programação funcional, tão dedicada a especialistas.
Além disso, criamos o que chamamos de linguagens específicas de domínio que são dedicadas a um determinado setor. Marlowe é para o setor financeiro e implementa os padrões ACTUS, que, por exemplo, definem como você faz transações com caução e como você realmente escreve essa transação e a formaliza por meio de padrões. Ele também é bastante adaptado para criar aplicativos financeiros descentralizados (DeFi), ao mesmo tempo que oferece suporte ao idioma original das instituições – instituições financeiras. É muito simples para eles porque já estão acostumados com essa linguagem. ”
Em qualquer caso, o CTO confirmou que eles estão ajustando tudo por meio da testnet de Alonzo e que “com grande feedback da comunidade”, eles esperam que os contratos inteligentes estejam ativos na rede principal no próximo verão de 2021, sem fornecer uma data específica .
Pellerin também mencionou o crescimento geral de todo o ecossistema, dizendo que há mais de 2.000 desenvolvedores trabalhando em aplicativos e participando de cursos no contexto do Programa Pioneiro Plutus.