A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a famosa SEC, negou os pedidos do NYDIG e do Global X para listar fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin spot, segundo os registros de ontem (10). A medida continua uma série recente de rejeições feitas pela SEC em pedidos de aplicativos de ETF de bitcoin spot.
O órgão já havia estendido seu período de revisão para receber e revisar comentários sobre o produto ETF à vista do NYDIG, quando havia aumentado em 60 dias, a fim de ter “tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e quaisquer comentários recebidos” e agora concluiu que não atendia critérios suficientes, citando preocupações como fraude, manipulação e metodologia de avaliação.
O presidente da SEC, Gary Gensler, indicou em diversas vezes que prefere ver um ETF de futuros de bitcoin em vez de um que detenha bitcoin diretamente.
As decisões seguem rejeições recentes de pedidos de ETFs de bitcoin spot da Fidelity, First Trust, Kryptoin, Van Eck e WisdomTree também.
Embora estejamos desapontados com o resultado das deliberações da SEC que resultaram na ordem de reprovação, reafirmamos nossa crença na prontidão do mercado para um produto físico negociado em bolsa de bitcoin e esperamos um diálogo construtivo contínuo com a SEC”, disse um porta-voz da Fidelity na oportunidade da negativa.
Até o fechamento dessa matéria, não havia nenhum comunicado feito pela NYDIG e nem pelo Global X sobre a negativa da SEC para seus pedidos de ETFs.
Anteriormente, a SEC já havia pedido à Bitwise que esclarecesse como a empresa de investimento iria impedir a manipulação de ações, fraude e outros problemas potenciais em seu ETF de bitcoin à vista, dando mais um sinal de sua política de exigir o máximo possível de informações para aprovação de um ETF.
No caso da Bitwise, a agência estendeu a revisão das propostas por 21 dias, o que fará com que a resposta seja dada nos próximos dias deste mês.