A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) demonstrou grande preocupação sobre como a Grayscale poderá impedir a manipulação de ações, fraudes e outros possíveis problemas em sua proposta de converter o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um fundo negociado em bolsa (ETF) à vista de bitcoin.
Em um comunicado na última sexta-feira (04), o órgão regulador sinalizou suas preocupações sobre a liquidez e a transparência dos mercados de bitcoin, bem como a “adequação” do BTC como ativo subjacente do fundo. A Grayscale é uma unidade do Digital Currency Group.
A SEC solicitou ao público para comentar sobre essas questões e deu a eles 21 dias para fazê-lo, com mais 14 dias para respostas a esses comentários.
No início desta semana, a SEC já havia solicitado ao gerente de investimentos Bitwise que respondesse a preocupações semelhantes sobre sua própria proposta de ETF de bitcoin spot. A Grayscale inicialmente apresentou um pedido à SEC para converter seu GBTC em um ETF de bitcoin em outubro, porém, em dezembro, a SEC adiou sua revisão do pedido da Grayscale por 45 dias.
Embora tenhamos visto muitos produtos temáticos chegando ao mercado em geral, não acho que tenhamos visto um produto chegar ao mercado que é o que estamos abordando aqui com o GFOF. O que estamos fazendo aqui é realmente definir o que é a economia digital em vez de replicar o bitcoin na forma de um ETF de ações”, disse Dave LaValle, chefe global de ETFs da empresa.
Nos últimos dois meses, a agência rejeitou pedidos de ETF de bitcoin spot da WisdomTree, da Krypton, da SkyBridge e, por último, da Fidelity. Contudo, a tendência é de que haja uma ponderação para uma nova série pedidos de empresas de investimento.