A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) negou o pedido de fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin spot da Ark 21Shares, de acordo com um documento, citando a falta de proteção ao investidor. A Ark é administrada pela investidora Cathie Wood.
O pedido havia sido feito em nome da Cboe BZX Exchange para alterar as regras e permitir a listagem da oferta Ark 21Shares.
A Comissão conclui que a BZX não cumpriu seu ônus sob o Exchange Act e as Regras de Prática da Comissão para demonstrar que sua proposta é consistente com os requisitos da Seção 6(b)(5) do Exchange Act e, em particular, o requisito de que as regras de uma bolsa de valores nacional devem ser ‘desenhadas para prevenir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras’ e ‘para proteger os investidores e o interesse público'”, definiu a SEC em sua decisão final sobre o pedido.
A Ark Investment Management e a empresa de produtos de investimento 21Shares se uniram para lançar o produto em julho do ano passado, e o pedido inicial da Ark 21Shares foi adiado várias vezes, sendo a última vez em janeiro deste ano.
As mudanças ocorreram após várias rejeições e atrasos para ETFs de bitcoin spot, com o presidente da SEC, Gary Gensler, afirmando uma clara preferência por ETFs de bitcoin que negociam futuros de bitcoin. No início do último mês de março, a SEC atrasou as decisões sobre pedidos de ETFs de bitcoin spot da WisdomTree e da One River Asset Management. Antes disso, a comissão havia rejeitado as propostas de ETF de bitcoin spot da NYDIG e Global X, bem como pedidos da Fidelity, First Trust, Kryptoin e Van Eck .
Analistas da Bloomberg Intelligence apontaram que em março passado os ETFs de bitcoin spot poderiam começar a obter algumas aprovações em meados de 2023, devido a uma proposta de mudança de regra da SEC que redefine as corretoras de criptomoedas.