A Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos encaminhou uma solicitação à Grayscale Investments, administradora de criptomoedas e patrocinadora Filecoin Trust (FIL), para que retirasse seu pedido para um Fundo Filecoin, afirmando o FIL pode ser considerado um título.
Conforme informou em um comunicado divulgado em 17 de maio, a Grayscale apresentou uma solicitação de Formulário 10 à SEC para registrar ações do Trust em 14 de abril.
“Em 16 de maio de 2023, a Grayscale recebeu uma carta de comentários da equipe da SEC declarando sua opinião de que o ativo subjacente do Trust, FIL, atende à definição de um valor mobiliário de acordo com as leis federais de valores mobiliários e que, portanto, o Trust parece atender à definição de um empresa de investimento de acordo com o Investment Company Act de 1940. A equipe da SEC solicitou que a Grayscale solicitasse a retirada da declaração de registro imediatamente”, informou.
A Grayscale afirmou no comunicado que não acredita que a criptomoeda FIL seja um valor mobiliário e que pretende responder à equipe da SEC com uma explicação da base legal para a posição da Grayscale.
“A Grayscale não pode prever se a equipe da SEC será persuadida de que a posição da Grayscale está correta e, caso contrário, se pode ser necessário para a Grayscale buscar acomodações que permitiriam que o Trust se registrasse sob o Investment Company Act de 1940 ou, alternativamente, buscasse a dissolução da Confiança”, destacou a empresa.
No momento da publicação, o preço do Filecoin estava cotado em US$ 4,51 em alta de 1.6% nas últimas 24 horas.