American CryptoFed, um DAO que ganhou status legal em Wyoming, supostamente colocou informações “enganosas” em um arquivo da SEC.
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA impediu hoje a primeira organização autônoma descentralizada legalmente reconhecida no país de registrar seus tokens cripto como títulos – alegando ter fornecido “informações enganosas” para investidores em potencial.
Em setembro, a American CryptoFed DAO LLC apresentou um Formulário 10 à SEC, que é usado para registrar títulos para negociação nas bolsas dos Estados Unidos. Mas, de acordo com a SEC, o formulário não tinha informações suficientes sobre os dois tokens – denominados Ducat e Locke – que a empresa queria emitir. Informações exigidas sobre a American CryptoFed também não estavam no formulário, disse a SEC em um comunicado na quarta-feira.
Em julho, a American CryptoFed se tornou a primeira organização autônoma descentralizada nos Estados Unidos a receber status legal, quando foi registrada em Wyoming. A empresa opera no blockchain EOS e diz que quer introduzir um novo sistema monetário para os EUA
No mundo da criptomoeda, uma organização autônoma descentralizada – ou DAO – é uma organização que distribui o controle aos detentores de tokens, em vez de depender de uma hierarquia paga como uma empresa típica. DAOs tendem a usar o blockchain Ethereum para funcionar, embora alguns tenham surgido em outras redes habilitadas por contrato inteligente .
Em março, Wyoming aprovou um projeto de lei que reconhece DAOs como sociedades de responsabilidade limitada. Foi o primeiro estado a fazer isso, aumentando a reputação do Wyoming como um estado amigável à cripto.
Wyoming há muito dá as boas-vindas a empresas cripto o Estado Cowboy. Em 2019, ela aprovou uma série de projetos de criptomoedas amigáveis para atrair inovadores de fintech. No ano passado, tornou-se o primeiro estado dos EUA a emitir uma carta criptográfica bancária . E a senadora júnior de Wyoming, Cynthia Lummis, frequentemente elogia o Bitcoin também.
Embora seja o primeiro DAO LLC em Wyoming, o American CryptoFed já teve problemas – e pode não ser capaz de emitir seus tokens.
“A ordem da SEC institui procedimentos administrativos para determinar se é necessário e apropriado para a proteção dos investidores negar ou suspender a data efetiva do registro da American CryptoFed dos tokens ‘Ducat’ e ‘Locke'”, esclareceu a SEC em sua declaração.
Kristina Littman, chefe da unidade cibernética da divisão de fiscalização da SEC, acrescentou: “Alegamos que a American CryptoFed fez declarações materialmente enganosas e não forneceu as informações exigidas legalmente em seu formulário de registro”.
A lei DAO de Wyoming tem enfrentado algumas críticas. Preston Byrne, sócio da Anderson Kill Law, disse que a lei seria usada “por vendedores ambulantes de fichas para justificar a venda de ‘merdas e código incompleto’”.
Um juiz de direito administrativo decidirá se nega ou suspende o registro dos tokens da American CryptoFed, enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada.