Em mais uma novela sobre a repressão regulatória na indústria de criptomoedas nos EUA, a exchange Robinhood recebeu recentemente um aviso de Wells da Comissão de Valores Mobiliários (SEC). O aviso enviado, em 4 de maio, significa que os funcionários da Agência vão recomendar que a SEC tome medidas coercivas contra a Robinhood.
A plataforma de negociação externou sua clara decepção com a decisão do regulador, ressaltando seus esforços na busca por uma clareza regulatória, bem como, destacou que acredita que os ativos listados na plataforma não são valores mobiliários.
Mesmo com os esforços da empresa, a SEC emitiu o Aviso Wells, ocasionando algumas preocupações relacionadas ao negócio de criptomoedas da Robinhood nos EUA.
Dan Gallagher, diretor jurídico, de conformidade e de assuntos corporativos da Robinhood Markets, se posicionou após a ciência sobre o aviso da SEC, expressando seu desapontamento com esta decisão da SEC. “Depois de anos de tentativas de boa fé de trabalhar com a SEC para obter clareza regulatória, incluindo nossa conhecida tentativa de ‘entrar e registrar’, estamos desapontados que a agência tenha decidido emitir um Aviso de Poços relacionado ao nosso negócio de criptografia nos EUA”, disse Dan Gallagher.
Ainda na oportunidade, Gallagher também destacou a confiança na posição de Robinhood, enfatizando que os ativos listados na sua plataforma não são títulos. “Acreditamos firmemente que os ativos listados em nossa plataforma não são valores mobiliários e esperamos interagir com a SEC para deixar claro o quão fraco é qualquer caso contra Robinhood Crypto estaria tanto nos fatos quanto na lei”, complementou.
Vale lembrar que, no mês passado, o fundador do Uniswap, Hayden Adams, revelou recentemente que o Uniswap Labs recebeu um aviso de que a Securities and Exchange Commission (SEC) vai entrar com uma ação judicial contra a entidade. O Uniswap Labs é uma organização responsável pelo desenvolvimento do protocolo homônimo de finanças descentralizadas (DeFi). De acordo com Adams, o Uniswap recebeu um aviso de Wells, em 10 de abril, ou seja a organização foi formalmente comunicada que a SEC apresentará acusações contra ela.