Em um movimento bastante significativo no avanço do mercado de criptomoedas, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA deu luz verde a um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin–Ethereum à vista.
Anteriormente, o regulador já tinha confirmado o recebimento do arquivamento 19b-4 para o Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF. Em caso de receber uma aprovação da SEC, estimada até março de 2025, o produto incluirá as duas maiores criptomoedas do mercado, Bitcoin e Ethereum, em seu portfólio.
O especialistas em ETF, Nate Geraci, destacou em sua conta oficial no X, o reconhecimento do primeiro produto ETF que combinará Bitcoin e Ethereum.
A SEC reconheceu o registro 19b-4 para Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF… O relógio de decisão começa a correr. Seguraria tanto o spot btc quanto o eth”, escreveu ao compartilhar parte do documento sobre o ETF.
SEC has acknowledged 19b-4 filing for Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF…
Decision clock starts ticking.
Would hold both spot btc & eth. https://t.co/XurKX448Ab pic.twitter.com/KffbemblOb
— Nate Geraci (@NateGeraci) July 1, 2024
A SEC aprovou em 11 de janeiro 11 ETFs de Bitcoin. Em 23 de maio, o regulador aprovou os formulários 19b-4 de oito emissores de ETFs Ethereum à vista, são eles: Grayscale, Bitwise, BlackRock, VanEck, Ark 21Shares, Invesco, Fidelity e Franklin. No entanto, os registros dos formulários S-1 desses ETFs ainda aguardam a aprovação da SEC para que sejam iniciadas as negociações dos produtos.
SEC Avança nos Processos de ETF de Ethereum
Em um desenvolvimento recente, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) retornou os formulários S-1 para os potenciais emissores de ETFs de Ethereum, marcando mais uma etapa no processo antes da possível efetivação desses fundos. Segundo relatos de uma fonte ligada a um dos emissores, os documentos foram devolvidos acompanhados de comentários pontuais, os quais os emissores devem endereçar antes de um novo envio, previsto para até o dia 8 de julho.
“Nunca deixa de ser um caminho sinuoso”, comentou a fonte, ressaltando a complexidade do processo de aprovação. Este retorno dos formulários S-1 não representa o fim do processo. Antes que os ETFs de Ethereum possam começar a ser negociados, será necessária pelo menos mais uma rodada de arquivamentos e revisões.