A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos aprovou, em 26 de julho, uma mini versão do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), da gestora de ativos Grayscale. A aprovação do regulador é especificamente para o formulário 19b-4 para o Grayscale Bitcoin Mini Trust.
O trust, que terá um símbolo de ação “BTC”, pretende ser um “spin-off” do GBTC. O produto terá novas ações do mini trust que foram projetadas para serem distribuídas aos acionistas do GBTC conforme ele contribui com uma quantidade de bitcoin para o trust.
“A Comissão, portanto, conclui que as Propostas, assim como outros ETPs que a Comissão aprovou, são razoavelmente elaboradas para promover a divulgação justa de informações que podem ser necessárias para precificar as ações dos Trusts adequadamente, para impedir negociações quando um grau razoável de transparência não pode ser garantido, para salvaguardar informações materiais não públicas relacionadas aos portfólios dos Trusts e para garantir mercados justos e ordenados para as ações dos Trusts”, diz parte de um documento da SEC arquivado ontem.
A recente aprovação do regulador acontece mais de sete meses depois da Agência aprovar pela primeira vez 11 fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin à vista.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 68.198,47 com alta de 1.4% nas últimas 24 horas. Nos últimos sete dias, o preço do BTC aumentou 2.3%.
Vale lembrar que, recentemente, a SEC concedeu aprovação ao Grayscale Mini Ethereum Spot ETF, marcando um novo desenvolvimento no mercado de ETFs de criptomoedas. Este evento eleva para dez o número total de ETFs Ethereum Spot aprovados, incluindo os recém-adicionados da Proshares e Grayscale.
Paralelamente, a Bitwise, outra gigante no campo dos ETFs de criptomoedas, fez movimentos estratégicos atualizando seu formulário S-1, no qual definiu uma nova taxa de administração de apenas 0,20%. Esta atualização surge momentos após a SEC anunciar a aprovação dos ETFs de Ethereum Spot de outras empresas, incluindo a própria Bitwise.