A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA adiou sua decisão sobre o pedido de VanEck para um ETF de Bitcoin spot, de acordo com um arquivamento em 24 de agosto. A SEC estenderá sua decisão sobre o pedido por mais 45 dias. Claramente, a SEC quer mais tempo para considerar se aceita um pedido de ETF à vista. No entanto, com base em decisões anteriores da SEC, é possível que o resultado não seja favorável. A agência rejeitou vários pedidos de ETF à vista, incluindo o pedido de ETF de Bitcoin da VanEck no ano passado. A VanEck apresentou este novo pedido de ETF Bitcoin em julho, cerca de oito meses após o pedido rejeitado.
O atraso da SEC nisso incomodará a empresa e os entusiastas de criptomoedas. Eles argumentam que isso adicionará alguma legitimidade ao mercado e, na verdade, suprimirá algumas das preocupações com as quais a SEC está preocupada. Essas preocupações incluem manipulação de mercado e falta de proteção ao investidor, que a SEC destacou repetidamente como barreiras à aprovação do Bitcoin ETF. No entanto, ainda não foi suficiente para impedir a VanEck, um dos mais antigos provedores de ETF, de tentar lançar o primeiro ETF Bitcoin.
Em seu aviso de arquivamento do atraso, a SEC disse:
“A Comissão considera apropriado designar um período mais longo para agir sobre a mudança de regra proposta, de modo que tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões levantadas nela.”
Na verdade, a SEC aprovou ETFs futuros, o que parece mais disposto a fazer. A própria VanEck lançou um ETF Bitcoin Futures em outubro de 2021, juntamente com a ProShares como uma das primeiras empresas a emitir ETF Futures para o ativo. A falta de aprovação da SEC para um ETF Bitcoin spot levou a algumas consequências não intencionais. Assim, a Autoridade negou o pedido da Grayscale para converter o Grayscale Bitcoin Trust em um ETF.
Em resposta, a empresa rapidamente processou a agência e o processo deve ocorrer entre o terceiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024. Pode levar algum tempo até que o mercado de criptomoedas veja o primeiro lançamento do ETF Bitcoin. Tornar os regulamentos mais claros pode ajudar a fazer isso acontecer, mas não acontecerá da noite para o dia.