Embora a posição oficial do país sobre a indústria de criptomoedas ainda seja desconhecida e um projeto de lei ainda não tenha sido elaborado para regulá -la, a capital da Bósnia e Herzegovina recebeu recentemente seu primeiro caixa eletrônico para transações cripto indivíduos podem comprar e vender Bitcoin (BTC).
Acontece que Sarajevo instalou seu primeiro caixa eletrônico Bitcoin no centro da cidade, enquanto os detentores de criptomoedas do país e outras partes interessadas ainda aguardam a legislação relacionada, de acordo com a reportagem publicada pela mídia local RadioSarajevo em 7 de fevereiro.
Regulação cripto caminha devagar na Bósnia
Os legisladores bósnios têm demorado para apresentar um projeto de lei de regulação cripto, cuja redação foi prometida há mais de dois anos, já que os comerciantes domésticos de cripto e mineradores de Bitcoin estão enfrentando sérios desafios na realização de suas atividades, incluindo retirar seu dinheiro de cripto e fazer trocas.
De acordo com a posição da Agência Bancária da entidade do país da Federação da Bósnia e Herzegovina na época:
“O uso e as operações de criptografia não são regulamentados pela legislação atual na Federação da Bósnia e Herzegovina. A questão do uso de dinheiro digital e criptomoedas apresenta um desafio particular em outros sistemas financeiros regulamentados , exceto nos casos em que os bancos centrais emitem criptomoedas.”
Enquanto isso, os usuários de criptomoedas em Sarajevo podem utilizar o caixa eletrônico recém-instalado para comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Tether. Esta ATM tornou-se no terceiro dispositivo do género a ser instalado no país, estando os outros dois já presentes nas cidades de Banja Luka e Gradiska, segundo os últimos dados recolhidos do Coin ATM Radar a 8 de fevereiro.
O caixa eletrônico de Sarajevo foi instalado pela empresa polonesa Shitcoins.club, que já havia colocado o caixa eletrônico Bitcoin em Banja Luka. Quanto ao de Gradiška, foi introduzido pelo fabricante de criptoativos General Bytes, com sede em Praga, República Tcheca.