A multinacional de software SAP agora está explorando essa possibilidade, testando pagamentos em USDC na rede de teste Goerli da Ethereum.
A experiência não se limita apenas aos especialistas em criptomoedas. Qualquer empresa globalmente interessada pode participar do teste, que começou no último trimestre e continua a todo vapor. O objetivo é avaliar o potencial mercado e coletar feedback, disse Bernhard Schweizer, especialista-chefe de produto e líder de projeto do SAP Digital Currency Hub.
Durante o teste, os participantes receberão USDC na rede de teste para pagar faturas de amostra. “Como parte do test drive, cada registrante recebe um sistema próprio e pode usar moedas de teste na rede de teste Goerli para fazer e receber pagamentos para um parceiro de negócios de teste predefinido”, explicou Schweizer.
Os atuais métodos de pagamento transfronteiriço são notórios por sua lentidão e custo alto, levando até uma semana para a transferência de dinheiro. Depois de muitas discussões com pequenas e médias empresas, Schweizer descobriu que os pagamentos internacionais são um problema real para elas. “Acreditamos que o dinheiro digital é um bom meio de superar os pontos problemáticos existentes: altas taxas, longos tempos de transação e falta de transparência”, disse ele.
No futuro, a SAP planeja integrar processos de pagamento baseados em blockchain em suas soluções de planejamento de recursos empresariais (ERP) de mercado intermediário. Isso resultará em “uma experiência perfeita ao emitir uma fatura que permite ao cliente pagar em moeda digital e, da mesma forma, executar um pagamento com moeda digital como parte de uma execução normal de pagamento de ERP”, observou Schweizer.
A empresa não está limitada a testar apenas pagamentos internacionais. Schweizer mencionou que existem outros cenários de pagamento, como comércio e pagamentos de funcionários, que podem ser atraentes para pagamentos com moedas digitais ou criptomoedas. A inovação na SAP não para por aqui, mantendo sempre a atenção para as futuras necessidades do mercado.