No estrangulamento das sanções internacionais e da incerteza econômica, os russos têm buscado meios de tirar sua riqueza do país. A Reuters relata que uma das maneiras exploradas e usadas é a criptomoeda.
Em sua busca para encontrar saídas para sua riqueza, os russos procuram países que não impuseram sanções contra eles. É aqui que entram Dubai e os Emirados Árabes Unidos.
A Reuters cita executivos de empresas de cripto, que desejaram permanecer anônimos, dizendo que suas empresas receberam mais propostas de negócios do que o normal dos russos. Tivemos como cinco ou seis nas últimas duas semanas. Nenhum deles saiu ainda – eles meio que caíram no último minuto, mas nunca tivemos tanto interesse, disse um executivo
As empresas também responderam a perguntas dos bielorrussos, observou o relatório. Alguns dos pedidos eram para converter criptomoedas em dinheiro para armazenamento no país ou em outros locais. Também estão chegando pedidos para comprar imóveis em Dubai com criptomoedas, de acordo com um corretor de uma empresa imobiliária que aceita criptomoedas.
Em meio à guerra, os Emirados Árabes Unidos são um dos países que ainda não impuseram sanções à Rússia. No passado, os dois países mantiveram laços amigáveis, então a fuga de russos para o país não é surpreendente. No entanto, persistem as preocupações de que os russos que foram marcados por sanções possam estar passando por Dubai para fugir das sanções.
A neutralidade dos Emirados Árabes Unidos sobre a “operação militar” russa na Ucrânia também pode ter implicações para sua reputação como centro global de negócios. A Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI), um órgão de vigilância internacional da lavagem de dinheiro, já colocou o país em uma “lista cinza” para maior monitoramento.