A Rússia deve reconhecer as criptomoedas como moeda legal, segundo a imprensa local. O jornal Kommersant informou nesta manhã (09) que o governo e o Banco da Rússia chegaram a um acordo sobre como regular as criptomoedas e agora preparam um projeto de lei, esperada para o próximo dia 18 de fevereiro, que definirá a criptomoeda como algo “análogo a moedas” e não como ativos financeiros digitais.
O jornal ainda afirmou que as criptomoedas só poderão ser utilizada “no setor jurídico” coma devida identificação, por meio do sistema bancário ou por meio de intermediários licenciados.
Vale lembrar que a situação das criptomoedas na Rússia é bastante controversa, já que, há algumas semanas, o Banco da Rússia pediu uma proibição total das criptomoedas em um relatório divulgado, apontando que a natureza especulativa do setor representava uma ameaça significativa à estabilidade financeira dos cidadãos. Então, vendo como um risco, o banco central russo queria que as instituições financeiras fossem impedidas de facilitar as transações de criptomoedas.
Porém, após uma pressão de empresários, contrários à proibição das criptomoedas, o presidente Vladimir Putin veio a público e pediu que o banco central russo revisse sua posição e que os órgãos regulatórios do país entrassem em um consenso, já que, para Putin, as criptomoedas poderiam trazer benefícios à Rússia, principalmente através da mineração de criptomoedas.
Além disso, o Kommersant apontou ainda que hoje as transações criptográficas já movimentam mais de 600 mil rublos, o que daria algo aproximado a US$ 8 mil, que terão que ser declarados senão serão entendidos como um crime fiscal. Além disso, multas também serão cobradas daqueles que aceitarem ilegalmente criptomoedas como meio de pagamento.