Rússia está demonstrando maior interesse para regular indústria de criptomoedas no país, dando um passo adiante ao anunciar o lançamento de uma plataforma nacional de negociação de criptomoedas que as colocaria sob a supervisão do governo.
A câmara da Assembleia Federal da Rússia, também conhecida como Duma, começou a trabalhar nos regulamentos para a criação de uma exchange oficial de criptomoedas russa, informou o veículo de notícias local Vedomosti em 23 de novembro.
O início da preparação de um projeto de emenda que permitiria a criação de uma exchange cripto na jurisdição russa foi confirmado ao Vedomosti por um membro do Comitê de Política Econômica Sergey Altukhov (Rússia Unida).
Sergey Altukhov disse, “Não faz sentido dizer que as criptomoedas não existem, mas o problema é que elas circulam em grande fluxo fora da regulamentação governamental. São bilhões de rublos de receitas orçamentárias perdidas na forma de impostos”.
Segundo Altukhov, é preciso criar condições para a legalização das criptomoedas e ajustar as “regras do jogo” que vão no esquema estadual: não contradizem as posições do Banco Central e do governo. Agora os deputados estão discutindo o algoritmo de ações e argumentos de “concreto reforçado” para os reguladores, acrescentou Altukhov.