O governo da Rússia segue em sua empreitada para regular as criptomoedas e suas atividades adjacentes e uma delas tem uma atenção especial dos reguladores do país: a mineração bitcoin.
A atividade é vista com bons olhos pelo presidente local, Vladimir Putin, e agora foi a vez do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia dar sinal verde ao conceito de regulamentação de mineração de criptomoedas no país, propondo permitir que a de mineração ocorra em áreas com “excedente sustentável na geração de eletricidade”, segundo a a agência de notícias Izvestia nesta terça-feira (15).
Como parte da proposta, o ministério sugeriu a introdução de taxas mais baixas para a criação de fazendas de mineração e data centers em regiões específicas da Rússia, oferecendo também tarifas de energia menores para essas instalações.
Além disso, o ministério também quer estabelecer um limite de uso de energia para mineração por indivíduos, estabelecendo taxas de energia mais altas para quem aumentar os gastos com energia, mas ainda não há nenhum valor estabelecido como limite para isso, de acordo com o relatório.
O ministério russo ainda quer reconhecer a mineração de criptomoedas como uma atividade comercial e taxando impostos sobre os lucros realizados da mineração de criptomoedas, como as demais atividades do setor.
Mesmo com a proposta positiva de regulamentação da mineração bitcoin, a atividade criptográfica de modo geral na Rússia segue em meio à incerteza, já que diferentes partes do governo ainda discutindo sobre como regular o Bitcoin (BTC).
O Ministério das Finanças da Rússia, por exemplo, tem defendido a regulamentação da indústria de criptomoedas, enquanto o Banco Central da Rússia tem insistido em proibir transações de criptomoedas, apontando riscos de proteção ao investidor. No entanto, é esperado para essa sexta-feira (18) que o governo e o banco central apresentem uma lei em conjunto para a regulamentação de criptomoedas.