De acordo com uma atualização do Banco Central da Rússia, as autoridades começarão a conectar todos os bancos e instituições de crédito com o rublo digital entre agora e 2024. Esse será um marco importante para a Rússia. porque o país está programado para realizar eleições presidenciais em março de 2024 e o atual presidente Vladimir Putin tem o direito constitucional de ser reeleito.
Até 2023, o Banco Central deste país realizará testes beta de contratos inteligentes para o rublo digital com um seleto grupo de pessoas/instituições. Espera-se que eles lancem o CBDC gradualmente, desbloqueando novos testes e recursos ano após ano. Assim que o Tesouro Federal estiver pronto, o rublo digital também apresentará pagamentos de consumidor para governo, empresa para governo, governo para consumidor e governo para empresa. O banco central também introduzirá um modo offline para o rublo digital até 2025, juntamente com integrações com intermediários financeiros não bancários, plataformas financeiras e infraestrutura de câmbio.
“A introdução em fases do rublo digital proporcionará aos participantes do mercado a oportunidade de se adaptar às novas condições”, disse.
O Banco Central da Rússia cooperará com outros bancos centrais para desenvolver suas próprias moedas digitais para realizar operações internacionais e câmbio com moedas digitais, disseram as autoridades. mais. Conforme relatado anteriormente, a Rússia lançou seus primeiros testes de rublo digital em fevereiro de 2022, depois de anunciar o roteiro oficial da CBDC no ano passado. O Banco da Rússia estabeleceu uma vez um grupo de 12 bancos para testar o rublo digital, incluindo Sber, VTB, Tinkoff Bank, etc.