O Ministério das Finanças da Rússia está fazendo a divulgação de avisos para o grande público sobre desenvolver uma estrutura regulatória abrangente para o setor de criptomoedas. Nas discussões, os cidadãos e atores do mercado financeiro poderão apresentar suas propostas sobre o assunto.
Desde o início do ano as principais autoridades da Rússia não entraram em entendimento sobre como regular o setor de ativos digitais e quais regras impor a ele, o que gerou muito debate entre os agentes do governo e opositores.
O banco central da Rússia chegou a pedir que as criptomoedas fossem banidas, devido a seu possível uso em um esquema de pirâmide, mas do outro lado está o Ministério das Finanças do país, que vê como melhor adotar as criptomoedas do que bani-las.
A discussão foi tamanha que até o presidente Vladimir Putin falou sobre o assunto, pedindo que os agentes monetários do país chegassem a algum acordo sobre o assunto. Para ele, a mineração de criptomoedas pode ser benéfica para a Rússia, posição que fez com que muita coisa fosse repensada no país.
No início desta semana, Elvira Nabiullina, chefe do Banco da Rússia, Anton Siluanov, ministro das Finanças, e Dmitry Grigorenko, vice-primeiro-ministro, tiveram uma reunião para discutir a situação, mas também saíram dela sem conseguir um consenso e deixaram uma novo anúncio para essa sexta-feira (18).
Foi então que o Ministério das Finanças da Rússia abriu editais nesta sexta-feira para entender o que os moradores pensam sobre o assunto, e assim tomar uma decisão do que fazer sobre a regulamentação das criptomoedas.
As autoridades informaram que há uma necessidade de alterar diversas leis federais relacionadas às moedas digitais, e também pediram aos participantes do mercado financeiro, pessoas jurídicas e cidadãos para dar sugestões sobre as próximas regras. Os interessados em participar terão até o dia 18 de março para preencher suas propostas.
Só depois de analisar as propostas mais relevantes que o Ministério dará qualquer resultado mais conclusivo sobre a adoção ou não das criptomoedas. Anton Siluanov tem esperanças de que os legisladores terão uma estrutura pronta para colocar em vigor até o final de 2022.