O Banco da Rússia está se preparando para lançar o primeiro piloto do consumidor para a moeda digital do banco central do país (CBDC) em 1º de abril de 2023.
O banco central da Rússia deve estrear em breve as primeiras transações digitais em rublos do mundo real envolvendo 13 bancos locais e vários comerciantes, disse a primeira vice-governadora Olga Skorobogatova.
O funcionário observou que o próximo piloto da CBDC envolverá operações reais e consumidores reais na Rússia, mas será limitado a um certo número de transações e clientes, informou a agência de notícias local TASS .
“Planejamos lançar o projeto do rublo digital em 1º de abril, com transações envolvendo transferências individuais, bem como pagamentos em empresas comerciais e de serviços”, afirmou Skorobogatova no Ural Forum Cybersecurity in Finance. Ela acrescentou que os bancos participantes do piloto confirmaram tecnicamente sua prontidão para começar a testar o rublo digital.
O vice-governador esclareceu que clientes em geral não poderão participar do piloto na primeira fase, pois os bancos entrarão em testes com clientes escolhidos. Após o primeiro estágio piloto, o Banco da Rússia planeja determinar como escalar ainda mais o rublo digital, afirmou Skorobogatova.
O último anúncio de Skorobogatova segue o roteiro para o lançamento do rublo digital que o banco central introduziu oficialmente em junho de 2022. Inicialmente programado para 2024, o piloto do consumidor CBDC foi transferido para uma data anterior, pois o banco central russo estava procurando uma alternativa ao Sistema de pagamentos SWIFT em meio a sanções econômicas ocidentais contra a Rússia.
A notícia vem em meio a algumas autoridades russas alegando que o Banco da Rússia está considerando um potencial token lastreado em ouro visando transações internacionais. O primeiro vice-governador do Banco da Rússia, Vladimir Chistyukhin, acredita que esse “token de ouro” ajudará a Rússia a criar um novo produto de investimento atraente e a construir um método de pagamento exigido em acordos internacionais.