A Rússia pretende utilizar sua moeda digital do banco central (CBDC), o rublo digital, em testes para realizar pagamentos mútuos com a China, citando um legislador russo sênior.
De acordo com a Reuters, Anatoly Aksakov, chefe do comitê de finanças da câmara baixa do país, disse a uma publicação parlamentar que o tópico de ativos digitais, rublo digital e criptomoedas se tornou aquecido na sociedade porque “os países ocidentais estão impondo sanções e criando problemas para transferências bancárias, inclusive em acordos internacionais”.
De acordo com Aksakov, a próxima fase no desenvolvimento do rublo digital será utilizá-lo para acordos mútuos com a China. A iniciativa CBDC da Rússia ocorre quando as nações ocidentais impuseram sanções ao país no início deste ano por suas atividades na Ucrânia.
Como resultado, a Rússia tem procurado outros meios para realizar transações internacionais, de acordo com Aksakov. O Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças do país chegaram a um acordo para permitir pagamentos transfronteiriços em criptomoedas.