O Ministério das Finanças da Rússia, em colaboração com as principais bolsas de valores do país, incluindo a Bolsa de Valores de Moscou e a Bolsa de Valores de São Petersburgo, tem planos ambiciosos para expandir a infraestrutura de criptomoedas na Rússia. Recentemente, propuseram permitir que exchanges tradicionais ofereçam serviços de negociação de criptomoedas para um grupo selecionado de investidores qualificados.
Essa nova iniciativa vem acompanhada de uma proposta do Ministério para o Banco da Rússia iniciar a implementação de uma plataforma experimental dedicada ao uso de criptomoedas em pagamentos internacionais, prevista para começar no dia 1º de setembro deste ano. Contudo, os detalhes específicos sobre os critérios para classificar os investidores como “qualificados” ainda não foram divulgados.
Anatoly Aksakov, presidente do Comitê de Mercado Financeiro da Duma Estatal, expressou otimismo quanto à capacidade das bolsas russas de incorporar as criptomoedas em suas operações. Aksakov afirmou: “As maiores bolsas de valores da Rússia já estão ativamente realizando esse trabalho em termos de desenvolvimento de mercado e como organizar o trabalho relacionado. E achamos que essas bolsas também realizarão transações de criptomoedas sem problemas. Eles serão imediatamente envolvidos no processo somente se as condições legais necessárias para seu trabalho forem preparadas. Portanto, não acho que haverá problemas com exchanges lidando com transações de criptomoedas.”
Atualmente, a Rússia possui sete bolsas de valores reconhecidas e regulamentadas, incluindo a Bolsa Internacional de Mercadorias de São Petersburgo (SPIMEX) e a Bolsa Oriental, todas registradas no registro comercial do país.
Além disso, o Ministério das Finanças defende uma abordagem mais abrangente na regulamentação das criptomoedas, tendo inclusive sugerido a legalização da operação de exchanges de criptomoedas na Rússia, um passo significativo para a formalização do mercado de criptoativos no país.