Diz-se que o Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças do país chegaram a um acordo para permitir pagamentos transfronteiriços em criptomoedas.
De acordo com um relatório divulgado na quinta-feira da publicação Kommersant, com sede na Rússia, o vice-ministro das Finanças da Rússia, Alexei Moiseev, disse que o ministério concordou “plenamente” com o banco central sobre uma regra que permitiria aos cidadãos enviar pagamentos internacionais com criptomoedas. A mudança de política proposta deve permitir que cidadãos russos acessem carteiras digitais. Moiseev explicou no 14º Fórum Bancário Internacional “Bancos da Rússia – Século 21”:
“Geralmente descreve como adquirir criptomoeda, o que pode ser feito com ela e como ela pode ou não ser liquidada com ela em primeiro lugar em acordos internacionais”.
Agências de notícias russas informaram que o banco central discutiu o assunto com funcionários do governo. No entanto, o Banco Central da Rússia se opôs a permitir que as trocas de criptomoedas operem legalmente e não aceita criptomoedas como moeda legal.
“Agora as pessoas abrem carteiras de criptomoedas fora da Federação Russa. É necessário que isso possa ser feito na Rússia, que isso seja feito por entidades supervisionadas pelo Banco Central, que são obrigadas a cumprir os requisitos da legislação antilavagem de dinheiro”, disse Moiseev.
Uma ampla proibição também foi rejeitada pela Duma do Estado. Na realidade, após sanções internacionais impostas à Rússia, um parlamentar russo declarou em março que o país pode começar a aceitar Bitcoin para compras de petróleo. Dentro de alguns meses, o banco central reverteu sua posição, afirmando que não se opunha ao uso de criptomoedas para pagamentos internacionais “em princípio”.