O legislador russo, Anatoly Aksakov, afirmou durante uma reunião recente que o rublo digital, junto com o desenvolvimento da tecnologia blockchain, vão acabar com a necessidade de bancos, de acordo com informações de um meio de comunicação local.
O rublo digital é a moeda digital do Banco da Rússia. Para Aksakov, o papel dos bancos vai desaparecer em meio ao desenvolvimento da tecnologia.
“Quanto ao papel dos bancos, acho que seu papel desaparecerá no futuro com o desenvolvimento do blockchain”, afirmou Aksakov.
Contudo, o legislador também compartilhou que acredita que as instituições bancárias existentes poderão encontrar aplicação como parte da infraestrutura ofertada aos ativos financeiros digitais. “O papel tradicional que desempenharam desaparecerá gradualmente”, acrescentou.
Vale lembrar que, em julho, o país já estava se preparando para o lançamento do rublo digital. Uma lei foi assinada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que visa a implementação do Rublo Russo em formato digital, uma moeda digital de banco central (CBDC), de acordo com as informações recentes do News Rússia.
Conforme a publicação, a lei assinada pelo presidente russo também visa a criação de uma plataforma eletrônica apropriada, que foi programada para entrar em vigor em 1º de agosto deste ano.
Com isso, a nova medida implementa uma maneira adicional da moeda nacional russa, que terá sua emissão juntamente com outras formas de dinheiro que já existem no país.
A partir de agora, o rublo russo terá três formas, são elas: dinheiro, não dinheiro e digital. No documento oficial, os rublos digitais são denominados como fundos não monetários.