A Robinhood anunciou na terça-feira que concordou em comprar a Ziglu, uma fintech com sede em Londres que permite aos usuários negociar bitcoin e outras criptomoedas. A aquisição aumentará as aspirações de expansão da empresa no Reino Unido e na Europa, de acordo com a empresa.
A notícia chega quase dois anos depois que as intenções de Robinhood de operar no Reino Unido foram arquivadas. A corporação afirmou na época que estava focando suas operações domésticas sobre a expansão no exterior. A transação pode dar a Robinhood um impulso muito necessário para suas perspectivas de crescimento, que foram prejudicadas desde o frenesi de negociação da GameStop no ano passado.
Robinhood relatou uma diminuição nos usuários ativos mensais no quarto trimestre de 2021, de 18,9 milhões para 17,3 milhões , e afirmou que antecipou receita de menos de US$ 340 milhões no primeiro trimestre de 2022, uma queda de 35% em relação ao trimestre anterior . Desde a listagem na Nasdaq neste verão, a empresa perdeu quase dois terços de seu valor de mercado. A compra da Ziglu, de acordo com Vlad Tenev, CEO e cofundador da Robinhood, “nos ajudaria a acelerar nossos esforços de expansão global”.
Em uma postagem no blog, Tenev disse: “Trabalharemos em conjunto com a equipe da Ziglu para utilizar o melhor de ambas as empresas, descobrindo novas maneiras de inovar e quebrar barreiras para clientes no Reino Unido e na Europa”. Os termos da aquisição não foram divulgados. De acordo com Robinhood, a compra está sujeita a liberações regulatórias e outras condições usuais de fechamento.
Ziglu
A Ziglu, que foi fundada em 2018, permite que os usuários façam pagamentos, invistam em criptomoedas e ganhem juros sobre ativos de bitcoin e libras esterlinas . Até o momento, a empresa arrecadou um total de £ 17,5 milhões (US $ 22,8 milhões), com £ 13,4 milhões provenientes de investidores individuais via Seedrs, uma plataforma de crowdfunding de ações. Anteriormente, foi avaliado em £ 85 milhões. É uma das poucas empresas de criptomoedas a se registrar na Financial Conduct Authority no Reino Unido. Para empresas de ativos digitais que desejam operar no país, o registro é obrigatório. Depois que algumas empresas retiraram seus pedidos, a agência recentemente estendeu o prazo para as empresas fazerem o corte.
O CEO da Ziglu, Mark Hipperson, foi cofundador do Starling, um banco digital britânico. Ele acrescentou que Ziglu e Robinhood “têm um conjunto comum de objetivos”. “Como parte do Robinhood, aceleraremos a expansão do Robinhood na Europa e forneceremos a milhões de usuários melhor acesso à criptografia e seus benefícios”, acrescentou Hipperson.