O mercado DeFi (Finanças Descentralizadas) está sempre em movimento, buscando novas soluções para aprimorar a usabilidade e a integração de diferentes ativos. A novidade da vez é a adoção do padrão Chainlink pela Ripple para sua stablecoin, o Ripple USD (RLUSD). Essa integração promete aumentar significativamente a utilidade e o acesso do RLUSD dentro do ecossistema DeFi.
A Ripple anunciou, em 7 de janeiro, que começou a utilizar o padrão Chainlink no intuito de disponibilizar dados de preços do RLUSD on-chain. Em outras palavras, a Chainlink atuará como uma fonte confiável de informações sobre o preço da stablecoin dentro da blockchain.
“A Ripple agora está alavancando o padrão Chainlink para trazer dados de preços de alta qualidade em torno da stablecoin onchain Ripple USD (RLUSD). RLUSD é uma stablecoin de nível empresarial, denominada em USD, criada com confiança, utilidade e conformidade em seu núcleo, apoiada pelos anos de experiência da Ripple trabalhando com cripto e o sistema financeiro existente. Ao adotar o padrão Chainlink para dados verificáveis na blockchain Ethereum, a Ripple está aprimorando a utilidade da RLUSD em toda a economia onchain”, informou.
De acordo com o comunicado divulgado, os Feeds de Preços da Chainlink já estão operacionais e fornecem uma fonte de dados verificáveis de preços do RLUSD na rede principal do Ethereum. “Os feeds de preços da Chainlink agora estão disponíveis, fornecendo uma fonte segura e confiável de dados de preços de RLUSD na rede principal do Ethereum, permitindo que os desenvolvedores integrem suporte para RLUSD em seus aplicativos DeFi para casos de uso como negociação, empréstimo e muito mais”.
Com o padrão Chainlink, a Ripple destacou que agora será capaz de fornecer ao ecossistema RLUSD acesso a dados offchain de alta qualidade por meio da infraestrutura testada em campo da Chainlink. Jack McDonald, SVP, Stablecoin na Ripple comentou sobre a importância da integração:
“À medida que o RLUSD escala em ecossistemas DeFi, preços confiáveis e transparentes são essenciais para manter a estabilidade e construir confiança em sua utilidade em mercados descentralizados. Ao alavancar o padrão Chainlink, trazemos dados confiáveis onchain, fortalecendo ainda mais a utilidade do RLUSD em aplicativos institucionais e descentralizados.”
Vale lembrar que Shiba Inu (SHIB), a popular memecoin anunciou recentemente uma parceria estratégica com a Chainlink, um dos principais provedores de dados oracle descentralizados do mercado. Essa colaboração visa impulsionar a interoperabilidade do ecossistema Shiba Inu, especialmente no Shibarium, sua solução de escalonamento de camada 2 na rede Ethereum.