Quem é Rishi Sunak?
Rishi Sunak é um político britânico que serviu como primeiro-ministro do Reino Unido e líder do Partido Conservador desde outubro de 2022. Anteriormente, ele ocupou dois cargos de gabinete sob Boris Johnson e, por último, como Chanceler do Tesouro de 2020 a 2022. Sunak foi Membro do Parlamento (MP) por Richmond (Iorques) desde 2015. Ideologicamente, Sunak foi descrito como pertencente ao centro do Partido Conservador.
Sunak nasceu em Southampton, filho de pais de ascendência indiana que migraram da África Oriental para a Grã-Bretanha na década de 1960. Ele foi educado no Winchester College, estudou filosofia, política e economia no Lincoln College, Oxford, e obteve um MBA pela Universidade de Stanford, na Califórnia, como bolsista Fulbright.
Durante seu tempo na Universidade de Oxford, Sunak fez um estágio na Sede da Campanha Conservadora e ingressou no Partido Conservador. Depois de se formar, Sunak trabalhou para Goldman Sachs e mais tarde como sócio das empresas de fundos de hedge The Children’s Investment Fund Management e Theleme Partners.
Sunak foi eleito para a Câmara dos Comuns por Richmond, em North Yorkshire, nas eleições gerais de 2015. Como backbencher, Sunak apoiou a campanha bem-sucedida para o Reino Unido deixar a União Europeia no referendo de adesão à União Europeia de 2016.
Após as eleições gerais de 2017, Sunak foi nomeado para um cargo ministerial júnior no segundo governo da primeira-ministra Theresa May como Subsecretário de Estado Parlamentar do Governo Local na remodelação ministerial de 2018.
Ele votou três vezes a favor do acordo de retirada de May para a implementação do Brexit, que foi rejeitado três vezes pelo Parlamento, levando May a anunciar sua renúncia. Durante as eleições de liderança do Partido Conservador em 2019, Sunak apoiou a candidatura bem-sucedida de Johnson para suceder May como líder conservador e primeiro-ministro,
Após as eleições gerais de 2019, Johnson promoveu Sunak a Chanceler do Tesouro na remodelação do gabinete de 2020, após a renúncia de Sajid Javid. Durante o seu tempo no cargo, Sunak foi proeminente na resposta financeira do governo à pandemia da COVID-19 e no seu impacto económico, incluindo os esquemas de retenção de emprego por coronavírus e de alimentação fora para ajudar. Ele também esteve envolvido na resposta do governo à crise do custo de vida, à crise de fornecimento de energia no Reino Unido e à crise energética global. Sunak renunciou ao cargo de chanceler em julho de 2022 em meio a uma crise governamental que culminou na renúncia de Johnson.
Sunak concorreu nas eleições de liderança do Partido Conservador de julho a setembro para suceder Johnson. Ele recebeu a maioria dos votos em cada uma das séries de votos do MP, mas perdeu a votação dos membros para a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss. Depois de passar o mandato de Truss na bancada, Sunak concorreu às eleições de liderança do Partido Conservador em outubro de 2022 para suceder Truss, que renunciou em meio a outra crise governamental. Ele foi eleito sem oposição como líder conservador e nomeado primeiro-ministro. Ele é o primeiro britânico asiático e hindu a ocupar o cargo de primeiro-ministro.
Sunak assumiu o cargo em meio à crise do custo de vida e à crise de fornecimento de energia que começou durante sua chancelaria. Ele também autorizou ajuda estrangeira e envios de armas para a Ucrânia em resposta à invasão russa do país.
- Conhecido por:Primeiro Ministro do Reino Unido
- Nascer:12 de maio de 1980
- Nacionalidade:Britânico
- Localização:Londres, Reino Unido
- Educação:Colégio Winchester
Lincoln College, Oxford (BA)
Universidade de Stanford (MBA)
- Outros projetos:Goldman Sachs – Analista (2001-2004)
A Gestão do Fundo de Investimento Infantil
Parceiros Theleme
Catamaran Ventures – Diretor (2013-2015)
Ministro do Governo Local do Reino Unido
Secretário-chefe do Tesouro do Reino Unido
Chanceler do Tesouro do Reino Unido (2020-2022)