A juíza norte-americana Sarah Netburn, na terça feira, negou a moção da SEC para manter os documentos de um discurso infame no qual o ex-funcionário da agência, William Hinman, argumentou que o Ethereum não era um título em segredo e ordenou que apresentasse os documentos para o Tribunal em revisão da câmera.
Em dezembro de 2020, a SEC processou a Ripple Labs Inc. e dois de seus executivos, Brad Glaringhouse e Christian Larsen, alegando que a empresa arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão por meio de “uma oferta contínua de títulos de ativos digitais não registrada”. No entanto, ao longo de sua defesa, a Ripple argumentou que sua moeda de utilidade, XRP, não é um título. Como um de seus principais argumentos em apoio à sua defesa, a Ripple citou um discurso do próprio ex-diretor da Divisão de Finanças Corporativas da agência, William Hinman.
Em 14 de junho de 2018, Hinman falou no evento de um dia All Markets Summit: Crypto do Yahoo Finance em San Francisco, no qual ele comentou sobre o uso do Howey Test pela agência para determinar se o ETH constitui um título.
Hinman disse:
“E deixando de lado a captação de recursos que acompanhou a criação do Ether, com base no meu entendimento do estado atual do Ether, a rede Ethereum e sua estrutura descentralizada, as ofertas e vendas atuais do Ether não são transações de valores mobiliários. E, como no Bitcoin, aplicar o regime de divulgação das leis federais de valores mobiliários às transações atuais em Ether parece agregar pouco valor.”
A Ripple argumentou que as observações de Hinman contradizem as alegações da SEC de que o XRP é um título. Em contraste, a agência lutou muito para manter o discurso em segredo e impedir que ele fosse usado como prova no tribunal, afirmando que é uma “incumbência puramente pessoal” que não reflete a política da agência.
Na terça-feira, o juiz Netburn negou a moção da SEC para trazer os documentos internos relacionados ao discurso de Hinman sob sigilo advogado-cliente e, portanto, impedi-los de serem apresentados ao tribunal.
Vários especialistas jurídicos comentando a decisão no Twitter descreveram o desenvolvimento como uma vitória significativa para a Ripple. Em um tweet de terça-feira, o conselheiro geral da Delphi Digital, Gabriel Shapiro , disse que foi uma “grande vitória tática para a Ripple”.
O resultado do processo da SEC contra a Ripple pode ter implicações profundas para toda a indústria de criptomoedas. Para a agência reguladora, perder o caso pode significar dificuldades significativas na busca de outros projetos de criptomoedas sob as mesmas alegações de venda de títulos não registrados no futuro.