A resolução do caso XRP envolvendo a Ripple e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA pode acontecer hoje? A SEC deve organizar, em 30 de novembro, uma reunião confidencial visando a abordagem de pontos importantes para o regulador, que tem um enfoque na resolução de processos legais que ainda estão em curso.
O anúncio oficial da SEC não cita diretamente a empresa Ripple. No entanto, a notícia foi suficiente para desencadear diversas especulações na comunidade XRP referente ao resultado da batalha legal.
No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 0,604883 em baixa de 1.1% nas últimas 24 horas.
Datas para descoberta e briefing
Recentemente, a juíza Analisa Torres definiu as datas para descoberta de soluções e briefing no processo em andamento. A magistrada assinou uma ordem para a descoberta e instrução de soluções no processo. Além disso, a juíza marcou para para 12 de fevereiro de 2024 o primeiro comparecimento ao tribunal.
Com este novo movimento, há a expectativa que ambas as partes cheguem a conclusão de todas as descobertas que estão relacionadas às soluções na data marcada.
Emitido em 13 de novembro, o movimento judicial no processo aconteceu em resposta à carta enviada pela SEC em 9 de novembro, em que rejeitava suas alegações contra os executivos da Ripple, Brad Garlinghouse e Chris Larsen.
Ripple confronta SEC
Stuart Alderoty, o Diretor Jurídico da Ripple, lançou críticas contundentes contra a SEC e seu presidente, Gary Gensler, em uma postagem marcante no dia 16 de novembro.
Alderoty, destacando os recentes sucessos da Ripple em sua batalha legal com a SEC, comparou Gensler a um icônico vilão do cinema: o Coronel Nathan R. Jessup, de “A Few Good Men”, uma peça de 1989 e um filme aclamado de 1992. Essa analogia enfatiza a percepção de uma doutrinação institucional dentro da SEC, sugerindo uma postura rígida e intransigente por parte de seu presidente.
Cabe destacar que o advogado que acompanhou de perto o caso, Jeremy Hogan, observou um detalhe importante sobre o XRP no processo do regulador contra a exchange Kraken. Ao compartilhar parte do processo, Hogan destacou que o XRP estava fora da lista de supostos títulos no texto do documento da SEC. Na batalha legal travada pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA contra a Ripple, o regulador afirmou que o XRP foi vendido de forma ilegal pela empresa.