O protocolo de pagamento baseado em blockchain Ripple revelou planos para uma plataforma cripto de liquidez para instituições financeiras obterem ativos digitais do mercado cripto mais amplo como uma forma de acelerar uma mudança para o espaço.
“Embora existam muitas bolsas apoiando a liquidez por meio do comércio de ativos digitais ao consumidor, um verdadeiro mundo cripto permanecerá ilusório sem a participação de empresas”, disse Ripple em um post de blog na terça-feira . “Assim como a onipresença de veículos elétricos é impossível na ausência de grandes montadoras como a Ford e a Volvo, a cripto convencional requer o envolvimento de instituições financeiras.”
Chamada de Ripple Liquidity Hub, a plataforma pretende usar o roteamento inteligente de pedidos para obter ativos digitais a preços otimizados de market makers, bolsas e balcões de balcão. As empresas o usariam para oferecer a seus clientes a chance de comprar, vender e manter ativos digitais em diferentes locais.
O produto evitará longas integrações por meio de uma interface de programação de aplicativo simplificada e eliminará os requisitos de pré-financiamento para liberar capital de giro, acrescenta o blog Ripple.
A RippleNet tem usado a tecnologia de fornecimento de criptomoedas por cerca de dois anos, de acordo com o gerente geral da RippleNet, Asheesh Birla, e agora pretende lançar uma versão do produto voltada para o cliente em 2022.
Embora o lançamento do produto esteja pendente de licenciamento aplicável, Coinme , a primeira empresa de ATM bitcoin licenciada nos Estados Unidos, será a primeira a utilizar a plataforma de tecnologia subjacente do Liquidity Hub.
Birla comparou o produto a um agregador para vários locais de liquidez e ativos individuais, da mesma forma que o Google Flights é para companhias aéreas e voos.
“Já existe muita demanda por esse tipo de produto no mercado após o ano massivo que a cripto teve”, disse Birla à Blockworks. “Bancos, instituições financeiras e PMEs percebem a oportunidade de integrar cripto em seus negócios, mas não são necessariamente especialistas neste espaço e precisam de suporte para oferecer a seus clientes a capacidade de comprar, vender e manter ativos cripto com facilidade.”
Além de oferecer suporte ao ativo digital da Ripple, XRP, o novo produto oferecerá suporte a bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), litecoin (LTC), ethereum classic (ETC) e bitcoin cash (BCH). A Ripple planeja adicionar ativos digitais adicionais ao longo do tempo e também pretende adicionar funcionalidades de piquetagem e geração de rendimento.
O preço do XRP era de US $ 1,27 a partir das 16h (horário do leste dos EUA) de terça-feira, o que representa um aumento de 16% em relação a sete dias atrás, de acordo com a CoinGecko. Sua capitalização de mercado era de quase US $ 60 bilhões na época, a sétima maior entre os ativos cripto – atrás de Solana (SOL) e à frente de Polkadot (DOT).
A SEC em dezembro de 2020 entrou com uma ação contra a Ripple Labs Inc. e dois de seus executivos, alegando que eles levantaram cerca de US $ 1,3 bilhão por meio de uma oferta não registrada de ativos digitais em andamento.
As últimas notícias de desenvolvimento de produto seguem o anúncio da Ripple em setembro de lançar um fundo de criação de $ 250 milhões para apoiar artistas e criadores que constroem projetos NFT no XRP Ledger (XRPL). Ela anunciou parcerias com os mercados NFT MintNFT, Mintable e VSA Partners na época para ajudar a acelerar a iniciativa.