A Ripple Markets Ireland Limited, subsidiária irlandesa da Ripple, conseguiu obter recentemente uma aprovação do Banco Central da Irlanda para operação como Provedor de Serviços de Ativos Virtuais. O registro permitirá que Ripple forneça determinados serviços de ativos digitais na Irlanda.
“Ripple, líder em soluções corporativas de blockchain e cripto, anunciou hoje que o Banco Central da Irlanda (CBI) adicionou sua subsidiária irlandesa Ripple Markets Ireland Limited (Ripple Markets) à sua lista de provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) registrados . A decisão apoiará os negócios da Ripple, uma vez que, como VASP registrada, a Ripple Markets poderá fornecer determinados serviços de ativos digitais na Irlanda”, disse em nota.
De acordo com a empresa, após o registo, a Ripple procurará fornecer serviços a clientes em todo o Espaço Econômico Europeu assim que o Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA) entrar em vigor no final de 2024, sujeito à aquisição de outras licenças necessárias. “A Ripple abriu o seu escritório em Dublin em 2022, reconhecendo que a Irlanda continua a posicionar-se como um destino favorável para empresas que criam novas tecnologias para serviços financeiros”, destacou.
Eric van Miltenburg, vice-presidente sênior de Iniciativas Estratégicas, afirmou: “A adição da Ripple Markets pelo Banco Central da Irlanda à sua lista de provedores de serviços de ativos virtuais registrados é um passo significativo para nossos negócios na região”.
“A Irlanda posicionou-se como uma jurisdição de apoio à indústria de ativos virtuais e, consequentemente, como um excelente local para empresas como a Ripple operarem, reforçando a nossa decisão de selecionar a Irlanda como a nossa principal base para a regulamentação da UE. Ao proporcionar clareza regulamentar à indústria, a Irlanda – e a UE de forma mais ampla – estão a aumentar a confiança nos ativos digitais, nos pagamentos e no ecossistema fintech e a demonstrar o seu compromisso com o desenvolvimento a longo prazo destas indústrias”, complementou Miltenburg.
Vale lembrar que, durante este ano, outras importantes empresas cripto conseguiram aprovação na Irlanda, são elas as exchanges Coinbase e Kraken.