A Ripple fez parceria com a República de Palau para desenvolver sua própria moeda digital. Assim como El Salvador, o país não possui moeda fiduciária própria e nem mesmo Banco Central. Sua moeda com curso legal, em vez disso, é o dólar americano.
A parceria com a Ripple se concentrará no desenvolvimento de uma moeda digital apoiada em dólares americanos, mais como uma moeda estável do que como uma moeda digital do banco central (CBDC). Essa moeda ajudaria a facilitar os pagamentos internacionais para a nação.
De acordo com um anúncio feito na terça-feira pela Ripple, a parceria se concentrará no desenvolvimento de estratégias para pagamentos internacionais. A implementação deste plano significa que Palau teria o primeiro stablecoin nacional apoiado pelo governo do mundo.
A Ripple, com sua experiência na construção de sistemas globais de pagamento, planeja implementar o stablecoin nacional no primeiro semestre de 2022. E também fornecer à Palau suporte técnico, comercial, de design e de políticas.
O presidente de Palau, Surangel Whipps Jr., expressou satisfação com a parceria com a Ripple para o avanço da inovação financeira e da tecnologia no país. Ele também reconhece o potencial da tecnologia blockchain na transformação da economia do país.
“A primeira fase da parceria se concentrará em uma estratégia de pagamentos transfronteiriços e na exploração de opções para criar uma moeda digital nacional, proporcionando aos cidadãos de Palau maior acesso financeiro.”
Palau escolheu criar sua moeda digital no XRP Ledger (XRPL) como uma alternativa às moedas digitais do banco central (CBDCs). Ser neutro em carbono e 120.000 vezes mais eficiente em termos de energia do que as cadeias de blocos à prova de trabalho é uma vantagem adicional. Além disso, o XRPL oferece outros benefícios como escalabilidade, velocidade e baixo custo.
“Estamos entusiasmados por trabalhar com Palau para atingir seus objetivos financeiros e relacionados ao clima”, disse James Wallis, VP de Envolvimentos do Banco Central da Ripple. “Temos uma oportunidade maravilhosa de reunir nossa tecnologia e experiência com as características únicas de Palau para causar um verdadeiro impacto econômico e social para o país.”
Essa parceria é ideal, dadas as preocupações de ambas as partes com o clima e o meio ambiente.