A Ripple, provedora de blockchain, anunciou na terça-feira que fechou um acordo com o Banco Central de Montenegro para lançar um programa piloto para o CBDC do país, também conhecido como “stablecoin nacional”. O objetivo do projeto é promover a estabilidade financeira e o acesso ao sistema bancário em Montenegro.
O banco central escolheu a Ripple devido ao seu histórico comprovado de conectar com sucesso diferentes sistemas de pagamento e defender a utilidade da blockchain. James Wallis, vice-presidente de compromissos do banco central e CBDCs da Ripple, afirmou que a Ripple atualmente oferece serviços para “cunhar, gerenciar, transacionar e destruir CBDCs”, transferindo o controle total da moeda para o banco após a sua criação bem-sucedida.
Montenegro tem sido historicamente favorável à indústria criptográfica, com uma abordagem relaxada para a regulamentação de criptomoedas e apoiando empresas que aceitam moedas digitais como meio de pagamento desde 2020. O país é apenas um dos vários países que procuram aumentar seu sistema bancário digital com um CBDC.
O banco central de Montenegro trabalhará com a equipe da Ripple no estabelecimento de uma estrutura para seu CBDC e, posteriormente, no lançamento de um programa piloto. Não foi fornecido um cronograma para quando a moeda começará a ser testada.
Enquanto Montenegro segue em frente com o lançamento do seu CBDC, outros países como o Brasil e o Japão também estão trabalhando em suas próprias moedas digitais do banco central. Nos EUA, o Federal Reserve está investigando o papel potencial de um CBDC e como ele pode ser usado na prática por meio de seu programa de pagamentos instantâneos FedNow, com lançamento previsto para este verão.