A Ripple, conhecida por sua criptomoeda, XRP, está pedindo uma investigação aprofundada sobre William Hinman, ex-diretor da Divisão de Finanças Corporativas da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Hinman fez um discurso em 2018, que tem sido frequentemente referenciado em discussões sobre a definição de um título de investimento para um ativo digital. O discurso parece ter criado mais confusão do que esclarecimento e agora, Ripple quer esclarecer algumas coisas.
Uma investigação precisa ser conduzida para entender o que ou quem influenciou Hinman, por que os conflitos (ou, pelo menos, aparências de conflitos) foram ignorados e por que a SEC divulgou o discurso sabendo que isso criaria ‘maior confusão'”, disse o diretor jurídico da Ripple, Stuart Alderoty, em uma série de tweets.
13/An investigation must be conducted to understand what or who influenced Hinman, why conflicts (or, at the very least, appearances of conflicts) were ignored, and why the SEC touted the speech knowing that it would create “greater confusion.”
— Stuart Alderoty (@s_alderoty) June 13, 2023
Essa solicitação surge após a divulgação de documentos relacionados a um processo atual movido pela SEC contra a Ripple. Esses documentos aparentemente contêm detalhes de edições feitas nos bastidores e correspondências sobre o discurso de Hinman.
Alderoty enfatizou que os documentos divulgados indicam que Hinman não abordou as preocupações internas sobre o discurso antes de torná-lo público. Isso levanta uma série de questões sobre a autenticidade e a intenção por trás do discurso de Hinman.
Esse é um desenvolvimento importante na saga Ripple-SEC, pois uma investigação aprofundada sobre Hinman e o discurso poderia potencialmente mudar o rumo do caso. Ripple foi acusada pela SEC de realizar uma oferta de títulos não registrada de US$ 1,3 bilhão. Se este discurso de 2018 trouxer uma nova luz sobre o que constitui um “título”, pode ter um grande impacto na defesa da Ripple.
Este incidente destaca a natureza em evolução e a complexidade do mercado de criptomoedas. As definições e regras ainda não estão claras e é óbvio que há uma necessidade de mais clareza para evitar confusões como essa no futuro.
No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 0,52 em alta de quase 1% nas últimas 24 horas.