O Caso Ripple vs. SEC Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, está longe de ser concluída, mas uma coisa é certa: os e-mails de William Hinman não permanecerão em segredo por muito tempo. John Deaton, advogado reconhecido no cenário do XRP, e David Schwartz, CTO da Ripple, são da mesma opinião.
A controvérsia emergiu de uma discussão liderada por um membro influente da comunidade XRP, o cripto detetive Sr. Huber. A concordância entre Deaton e Schwartz residiu na afirmação de que a Ripple não tem o poder de manter em segredo os e-mails. A razão? A juíza Analisa Torres já tinha decidido que os e-mails e esboços de Hinman, ex-diretor de finanças corporativas da SEC, são documentos judiciais.
Ambos foram enfáticos em afirmar que o interesse público no acesso a esses documentos supera qualquer acordo potencial entre Ripple e SEC.
Essa questão toda ganhou ainda mais notoriedade com a decisão da juíza Torres de rejeitar a tentativa da SEC de manter os e-mails e rascunhos relacionados ao discurso de Hinman sobre criptomoedas em 2018 em segredo. A revelação deste material está agendada para o dia 13 de junho, mas mesmo assim há quem acredite que um acordo entre Ripple e SEC possa reter esses documentos.
Todavia, o Sr. Huber, em um tweet recente, mencionou que Deaton sugeriu que a Coinbase solicitará esses e-mails na sua batalha contra a SEC dos EUA. Se isto se confirmar, a Coinbase poderia se tornar um importante player nessa contenda.
Deaton, por sua vez, mostrou apoio ao posicionamento de Schwartz e reforçou que a divulgação dos e-mails de Hinman não será interrompida, mesmo que Ripple e SEC cheguem a um acordo.
Ele foi além, esclarecendo que a solicitação da colaboradora da Forbes, Roslyn Layton, para ter acesso aos e-mails de Hinman, já não faz mais sentido, uma vez que a liberação dos documentos já está agendada. Contudo, se a SEC chegar a um acordo com a Ripple e concordar em manter os e-mails privados, a juíza Torres pode ter que revisar a solicitação de Layton.
No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 0,4950 em alta de 3.0% nas últimas 24 horas.