Em um desenvolvimento significativo recente no setor financeiro no Brasil, a Ripple e Mercado Bitcoin se uniram para oferecer uma solução de pagamentos com foco em negócios. Em um comunicado, a Ripple informou que a exchange está utilizando o serviço da empresa de pagamentos visando a melhoria de suas operações internas de tesouraria entre Brasil e Portugal.
A integração visa oferecer aos clientes corporativos e de varejo suporte para pagamentos internacionais, permitindo transações em reais. A exchange Mercado Bitcoin será a primeira cliente da Ripple Payments no Brasil.
“A Ripple Payments oferece recursos exclusivos que são importantes para empresas de criptomoedas, permitindo que elas otimizem as operações, otimizem a liquidez e, finalmente, melhorem as margens por meio da liquidação de pagamentos em tempo real”, destacou Silvio Pegado, diretor administrativo da Ripple para a América Latina.
Ainda na oportunidade, Jordan Abud, chefe de serviços bancários do Mercado Bitcoin, também comentou sobre a integração do serviço na exchange, ressaltando que a parceria com a empresa “permite que o Mercado Bitcoin dê mais um passo em direção à internacionalização de seus serviços”.
Vale lembrar que, em julho, a Ripple, gigante de blockchain e desenvolvedora da criptomoeda XRP, anunciou uma parceria estratégica com a Fenasbac para fortalecer as fintechs no Brasil por meio do programa Next. Este programa é reconhecido como o maior acelerador de startups financeiras no país, apoiando inovações através de empresas como AmFi, LoopiPay e Liber.
Considerando o ambiente regulatório favorável e a vibrante comunidade de desenvolvedores no Brasil, a Ripple identificou o país como um alvo estratégico para seus investimentos. Desde 2019, a empresa tem consolidado sua presença no Brasil, utilizando-o como epicentro para sua expansão em toda a América Latina. Em 2022, a Ripple introduziu um corredor de Liquidez On-Demand (ODL) em parceria com a Travelex para aprimorar os pagamentos internacionais