A Ripple Labs e a gigante de pagamentos americana Mastercard se uniram para desenvolver uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC). A Mastercard explicou que está convocando um grupo de provedores de serviços de pagamento e tecnologia blockchain líderes para ingressar em seu novo Programa de Parceiros CBDC.
A aliança anunciada, em 17 de agosto, pela Mastercard, juntará a Ripple a outros inovadores no sertor de fintech, incluindo ConsenSys, Fluency, Idemia, Fireblocks e Consult Hyperion. A aliança visa trazer uma maior compreensão dos benefícios e limitações dos CBDCs e como implementá-los de maneira segura, contínua e útil.
O programa foi projetado para promover a colaboração com os principais participantes do espaço, para que possam impulsionar a inovação e a eficiência, segundo a empresa.
“Acreditamos na escolha de pagamento e que a interoperabilidade entre as diferentes formas de fazer pagamentos é um componente essencial de uma economia próspera”, disse Raj Dhamodharan, chefe de ativos digitais e blockchain da Mastercard. “Ao olharmos para um futuro impulsionado digitalmente, será essencial que o valor mantido como um CBDC seja tão fácil de usar quanto outras formas de dinheiro.”
Vale lembrar que, em julho, a Ripple compartilhou que vai trabalhar juntamente com o laboratório de pesquisa de tecnologia Super How blockchain no projeto Axiologia. A empresa explicou que a parceria servirá como um catalisador para testar a emissão de ativos digitais, incluindo moedas digitais do banco central (CBDCs) e stablecoins.