Ripple (XRP), a empresa de tecnologia de pagamento empresarial, anunciou que distribuirá um bilhão de XRP em subsídios para desenvolvedores. A concessão é uma extensão do programa XRPL Grants da empresa, lançado no ano passado.
A concessão do desenvolvedor será focada em incentivar projetos de código aberto no livro XRP, criado para assistência de remessa corporativa. A Ripple construiu uma forte presença na região da Ásia e do Pacífico por meio de sua tecnologia de remessa baseada em XRPL chamada RippleNet.
A Ripplenet oferece um sistema de liquidação bruta em tempo real, rede de câmbio e remessa com a ajuda do livro XRP. A plataforma de remessas fez parceria com centenas de bancos para construir essa rede de pagamentos.
De acordo com o preço atual do XRP, o valor total da concessão é de cerca de US$ 794 milhões, em que a empresa concede um total de US$ 6 milhões em financiamento para mais de 50 projetos até o fechamento dessa matéria. A empresa oferecerá também assistência financeira, técnica e comercial aos desenvolvedores que desejam desenvolver o XRPL.
A nova concessão de desenvolvedor da Ripple será lançada ao longo dos próximos 10 anos, segundo o anúncio. A empresa vai conduzir uma série de campos de treinamento para incentivar e integrar os desenvolvedores. As duas primeiras partes da concessão XRPL foram focadas no token não fungível (NFT) e nas sidechains federadas, enquanto a terceira onda visa integrar projetos de código aberto.
A tecnologia de remessas da Ripple tornou-se bastante popular nos últimos anos, devido às suas vantagens de custos mais baixos e transações mais instantâneas do que os gateways de pagamento tradicionais. Segundo com um relatório recente, o parceiro da Ripple, o The Clearing House, está em negociações com a Wells Fargo para desenvolver uma alternativa SWIFT.