A comunidade XRP manifestou insatisfação após a Ripple Labs lançar seu novo produto, Liquidity Hub (LH), sem incluir o XRP como uma das criptomoedas suportadas. O LH, em vez disso, oferece suporte a Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin para atender às necessidades de liquidez criptográfica das empresas.
Em resposta às críticas, Stuart Alderoty, diretor jurídico da Ripple (CLO), abordou a questão em um tópico no Twitter. Ele explicou que o XRP poderia ser adicionado ao LH posteriormente e destacou a diferença entre o LH e o produto baseado em XRP, On-Demand Liquidity (ODL).
Não posso participar dos Spaces hoje, mas gostaria de esclarecer algumas perguntas sobre nosso mais novo produto Liquidity Hub. 1/ LH é um produto empresarial (institucional), não varejo. Nos EUA, há pouca liquidez para o XRP. Estamos ansiosos para oferecer suporte ao XRP em LH quando podemos fornecer uma boa experiência ao cliente.
Can’t join the Spaces today but wanted to clarify some Qs on our newest product Liquidity Hub. 1/ LH is an enterprise (institutional) product, not retail. In the US there is little liquidity for XRP. We’re keen to support XRP in LH when we can provide a good customer experience. https://t.co/uu0ugOjGme
— Stuart Alderoty (@s_alderoty) April 17, 2023
Alderoty mencionou que o LH é um produto corporativo institucional e não foi projetado para o mercado de varejo. Ele também observou que a baixa liquidez do XRP nos Estados Unidos é um problema significativo. A Ripple Labs espera oferecer suporte ao XRP no LH assim que puderem proporcionar uma boa experiência ao cliente.
A batalha entre XRP v. SEC é a principal razão pela qual o XRP enfrenta problemas de liquidez no mercado dos EUA. Alderoty sugere que o XRP poderia ser adicionado ao LH se houver liquidez suficiente após o fim do processo judicial.
O diretor jurídico da Ripple também enfatizou a falta de clareza regulatória do XRP nos EUA, o que afeta a confiança dos clientes corporativos. Ele esclareceu que o LH foi criado para acessar todos os tipos de liquidez criptográfica e não apenas o XRP, atendendo às demandas dos clientes por uma variedade de tokens, como BTC, ETH e stablecoins.
Alderoty assegurou que o produto baseado em XRP, ODL, continuará a ser o foco da empresa e destacou uma diferença significativa entre o ODL e o LH: os requisitos de licenciamento. No ODL, os pagamentos são feitos entre o remetente e o destinatário sem a Ripple como contraparte, enquanto no LH, a Ripple atua como intermediária.