Em um desenvolvimento significativo visando a inovação, a empresa de pagamentos internacionais Ripple anunciou, em 2 de setembro, a implementação de contratos inteligentes ao XRP Ledger (XRPL). Conforme destacou, a empresa, a funcionalidade de contrato inteligente vai oferecer uma flexibilidade adicional para os desenvolvedores, permitindo o desenvolvimento sem permissão de uma forma que complemente a funcionalidade das alterações.
Em seu comunicado oficial, a Ripple explicou que esse movimento visa fornecer aos construtores, empreendedores e usuários personalização adicional para uma variedade de casos de uso, acelerando a inovação e atraindo desenvolvedores que buscam alavancar os recursos expandidos do XRP Ledger.
“A Ripple e a comunidade XRP mais ampla estão comprometidas em introduzir programabilidade avançada, incluindo contratos inteligentes, ao ecossistema de desenvolvedores do XRP Ledger”, anunciou.
De acordo com a empresa de pagamentos, a programabilidade no XRP Ledger vai apresentar uma melhoria através de dois desenvolvimentos principais: a introdução de recursos nativos de contrato inteligente no XRP Ledger Mainnet, que está atualmente em fase de pesquisa, bem como a introdução do XRPL EVM Sidechain, que, segundo a Ripple, tem uma previsão de lançamento nos próximos meses. “Esses avanços se complementarão para criar um ecossistema robusto e versátil, capaz de suportar uma ampla gama de aplicações”.
“Os padrões de contrato inteligente existentes, como Hooks do XRPL Labs, estabelecem uma base importante que pode ser iterada para aprimorar os recursos da Mainnet. Essa estrutura permite que os desenvolvedores alavanquem os principais pontos fortes do Ledger enquanto usam contratos inteligentes para personalizar funcionalidades para atender a necessidades específicas, agilizando o desenvolvimento e promovendo a inovação”.
Contudo, a Ripple destacou que, em conjunto com a comunidade de desenvolvedores do XRP Ledger, avaliará a melhor maneira de atender aos requisitos para a programabilidade na Mainnet e vai publicar uma proposta XLS no intuito de fornecer uma revisão mais ampla sobre este ponto.