A Nomadic Labs revelou a proposta de atualização do Major Tezos (XTZ), chamada de Mumbai, em um comunicado em 17 de janeiro. O novo recurso deve potencializar os níveis de dimensionamento dentro da rede Tezos.
As principais características da proposta são: Rollups inteligentes ativados; Primeira aparição do Epoxy; Tempo de bloqueio reduzido para 15 segundos; Transferências de tíquetes entre contas; RPCs para saldos de tickets; Novas operações de Michelson.
Além desses novos recursos, o principal desenvolvedor de blockchain na comunidade Tezos destacou que a proposta de Mumbai desativa o Transaction Optimistic Rollups (TORUs) em Mainnet. “Os TORUs foram a primeira implementação de rollup otimista Mainnet habilitada com Jacarta em meados de 2022 e a primeira etapa do roteiro de escalabilidade apresentado em março passado”
O comunicado ressalta que, se Mumbai for votada pela comunidade, o subsistema de acúmulo de transação será completamente desabilitado após a ativação do protocolo em Mainnet.
“Isso significa que os bilhetes depositados em transações cumulativas serão perdidos para sempre e os operadores não poderão recuperar seu título de 10.000. Atualmente, nenhum rollup de transação foi originado em Mainnet”.