- Fed pode reduzir taxas mais lentamente sob Trump.
- Políticas de Trump podem impulsionar crescimento econômico.
- Ajustes futuros do Fed dependerão da implementação das políticas.
Com a recente vitória eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos, o caminho para futuros cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve parece se tornar mais lento e cauteloso. As políticas econômicas propostas pelo líder republicano prometem revitalizar a economia americana, potencialmente afetando a inflação e a velocidade de recortes nas taxas.
É esperado que os banqueiros centrais dos EUA reduzam a taxa básica de juros do Fed em 0,25%, ajustando-a para entre 4,50% e 4,75% após a reunião de política monetária que se encerra hoje. No entanto, os mercados financeiros agora estão apostando em apenas dois cortes na taxa básica para 2025, prevendo uma redução para entre 3,75% e 4%.
Essa perspectiva menos agressiva de cortes é um ajuste à luz dos dados econômicos robustos observados desde a última reunião em setembro, que têm redefinido gradualmente as expectativas para um trajeto menos íngreme de ajustes na taxa de juros.
O cenário foi alterado significativamente após Trump garantir sua reeleição, derrotando a vice-presidente democrata Kamala Harris. O presidente eleito prometeu durante sua campanha revigorar a economia, implementando políticas como tarifas mais altas, reduções de impostos e uma política de imigração mais restritiva. Economistas preveem que essas ações devem acelerar o crescimento econômico e enrijecer o mercado de trabalho, fatores que, junto com os custos de importação elevados, poderiam elevar os preços.
Vários economistas de Wall Street expressaram, na última quarta-feira, uma previsão de cortes menos frequentes nas taxas do Fed no próximo ano devido a esses riscos. Além disso, o impacto das políticas de Trump pode perdurar por anos, embora ainda haja incertezas sobre o cumprimento completo de suas promessas.
Analistas da Oxford Economics expressaram que, devido às implicações inflacionárias tardias das tarifas e da política fiscal expansionista, o Fed poderia prosseguir com os cortes nas taxas de juros até 2026. Eles ressaltam que essa perspectiva pode se alterar à medida que as políticas de Trump se tornem mais claras nos meses seguintes.