Haverá a criação de uma reserva estratégica nos Estados Unidos com criptomoedas como Solana (SOL), XRP, USDC? O ano de 2024 trouxe avanços significativos para o mercado de criptomoedas, com discussões sobre regulamentação ganhando força em diversos países e o interesse institucional crescendo. Em meio a esse cenário, a adoção do Bitcoin (BTC) como reserva de valor por nações soberanas tem se tornado um tema cada vez mais presente. Contudo, há a possibilidade da adoção de outras criptomoedas como reserva estratégica nacional dos EUA sob comando do presidente eleito, Donald Trump.
De acordo com informações recentes do New York Post, Trump pode avaliar a ideia de estabelecer uma reserva estratégica que esteja voltada para os EUA e que iria se concentrar nos ativos digitais que foram fundadas no país, a exemplo de XRP, Solana e USD Coin. O relatório mencionou algumas fontes que têm conhecimento sobre o assunto. Uma reserva estratégica nacional poderá levar estas criptomoedas a atingir patamares históricos, com valorizações e crescimentos impressionantes.
A reportagem destacou o encontro do presidente com fundadores dessas moedas nas últimas semanas. Conforme destacaram as fontes, Trump está receptivo à ideia de uma reserva estratégica de criptomoedas nos EUA. Os executivos da Ripple, Brad Garlinghouse, CEO da empresa, e Stuart Alderoty, diretor jurídico, participaram recentemente de um jantar com Donald Trump no resort Mar-a-Lago, levantando especulações sobre possíveis discussões relacionadas à regulamentação de criptomoedas nos Estados Unidos. No encontro, eles discutiram sobre o futuro da indústria de criptomoedas.
Vale lembrar que, essa semana foi revelado que, no início de seu mandato, em 20 de janeiro de 2025, o presidente eleito, Donald Trump, deve implementar ordens executivas significativas relacionadas às criptomoedas, convertendo promessas de campanha em ações concretas.
Bitcoin nas reservas nacionais: Franklin Templeton prevê adoção soberana em 2025
A adoção do Bitcoin (BTC) como reserva de valor por nações soberanas tem se tornado um tema cada vez mais presente. A Franklin Templeton, uma renomada gestora de ativos global, divulgou uma previsão otimista para o Bitcoin. A empresa projetou que “várias nações” adotarão o Bitcoin como parte de suas reservas até 2025.
Essa previsão se baseia na crescente percepção do Bitcoin como uma reserva digital de valor, impulsionada pelo interesse de investidores institucionais e, crucialmente, de entidades soberanas. A aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista nos EUA, por exemplo, é um marco que sinaliza uma maior aceitação e integração do ativo no sistema financeiro tradicional.