Um relatório divulgado recentemente sugeriu que o pico da economia dos Estados Unidos aconteceu no segundo trimestre de 2024. O relatório de mercado semanal da exchange de criptomoedas, Coinbase, compartilhado em, 12 de julho, destacou dados macroeconômicos em que indicam uma desaceleração da economia dos EUA.
O documento mencionou diversos pontos relacionados aos dados em manufatura, desemprego e demanda doméstica como embasamento para o argumento principal.
“Dito isso, os dados macro têm dado muitas evidências de que a economia dos EUA desacelerou (ISM manufatura, desemprego, demanda doméstica, etc.), o que reconhecemos. Na verdade, achamos muito provável que a economia tenha atingido o pico no 2T24 – uma das razões pelas quais achamos que o Fed cortará as taxas de juros a partir de 18 de setembro (este mês é muito cedo e não há reunião em agosto)”, afirmou.
Além disso, o relatório também destacou que a impressão do IPC de junho divulgada esta semana (-0,1% MoM ou 3,0% YoY) “veio abaixo das previsões medianas de +0,1% e 3,1%, o que pode apoiar um viés mais dovish do Fed”.
Dados do CPI dos EUA: Junho Revela Desaceleração Inflacionária e Sinaliza Alívio Econômico
Um novo relatório do Bureau of Labor Statistics dos EUA exibiu uma tendência notável no mês de junho: a inflação registrou uma queda pela primeira vez desde 2020, sugerindo uma desaceleração na pressão sobre os preços ao consumidor. Este indicador é um dos mais monitorados por economistas e investidores, pois oferece pistas cruciais sobre a saúde econômica do país.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), uma medida chave da inflação, apresentou uma redução de 0,1% em relação ao mês anterior, e um aumento ano a ano de apenas 3,0% em junho. Estes números representam uma desaceleração em relação ao crescimento mensal estável de maio e ao aumento anual de 3,3% observado anteriormente. Tais resultados superaram as projeções de economistas, que antecipavam um aumento mensal de 0,1% e um ganho anual de 3,1%.