Um relatório recente divulgado pela empresa de análises de blockchain, a Chainalysis, destacou que o Banco Central da Rússia (CBR) realizando alguns esforços no intuito de desenvolver uma infraestrutura financeira visando permitir que o país use as criptomoedas para comércio internacional, contornado assim as sanções ocidentais.
O relatório enfatizou que, em resposta às crescentes pressões financeiras das sanções ocidentais, a Rússia promulgou uma legislação que legalizou a mineração de criptomoedas, bem como, permitiu o uso de criptomoedas para pagamentos internacionais. O presidente Vladmir Putin sancionou os projetos de lei, em 8 de agosto, e os testes de pagamento com criptomoedas deverão iniciar ainda neste mês.
De acordo com o texto, o banco está liderando a iniciativa de integrar criptomoeda ao sistema financeiro da Rússia visando os pagamentos transfronteiriços, “criando uma infraestrutura experimental que permite que empresas e entidades russas aprovadas usem moedas digitais para comércio internacional. Entidades de mineração aprovadas também poderão usar criptomoedas para liquidar negociações, de acordo com declarações oficiais”.
“Esses recentes esforços legislativos voltados para criptomoedas fazem parte dos esforços mais amplos da Rússia para desenvolver mecanismos de pagamento alternativos para aliviar a pressão das sanções ocidentais e, ao mesmo tempo, diminuir a dependência do dólar americano, o que tem sido uma meta de longo prazo para a Rússia, especialmente em meio às crescentes tensões geopolíticas”, escreveu.
Tentativa da Rússia em usar criptomoedas para contornar sanções pode não funcionar; Entenda
A tentativa da Rússia em usar as criptomoedas para tentar contornar as sanções sofridas internacionalmente pode não funcionar, conforme as informações compartilhadas no relatório do CoinDesk, em 30 de agosto. Alguns analistas veem que esta tentativa pode não lograr êxito.
O país iniciará testes para pagamentos transfronteiriços com criptomoedas na próxima semana em uma tentativa para contornar as sanções internacionais sofridas. Contudo, de acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, essa medida poderá não ter sucesso.
Recentemente, a Rússia anunciou seus planos para uma nova abordagem em seus sistemas de pagamentos internacionais, empregando criptomoedas para mitigar os efeitos das sanções econômicas. Em um movimento estratégico, o governo pretende facilitar transações globais utilizando tokens digitais.