De acordo com informações do principal órgão de vigilância financeira do Reino Unido, a Financial Conduct Authority (FCA), em comunicado nesta quinta-feira (03), existem cinquenta empresas de criptomoedas estão sob investigação.
O número foi incluído em uma declaração de um criterioso registro de empresas de criptomoedas sob a supervisão da FCA. Esse registro tem sido lento em adicionar novas empresas, criando potenciais dores de cabeça para as empresas que operam no país à medida que o prazo de registro se aproxima.
Segundo as declarações da FCA nesta quinta, as autoridades abriram centenas de investigações sobre empresas suspeitas de descumprimento das regras para exercerem seus serviços no Reino Unido.
A FCA também revelou que, ao longo de seis meses, abriu mais de 300 casos relacionados a possíveis negócios de criptoativos não registrados, muitos dos quais podem ser golpes, e que possui 50 investigações ativas, incluindo investigações criminais, em negócios não autorizados”, dizia o comunicado do órgão.
Vale lembrar que, no início do ano, a FCA divulgou os projetos de regulamentos destinados a reforçar as regras em torno das promoções de produtos criptográficos, sendo que a maioria era propondo restrições à comercialização de certos ativos de criptomoedas, impedindo que as empresas promovam produtos criptográficos para usuários sem avaliar seu conhecimento e experiência financeira.
A posição veio após o o Ministério das Finanças do Reino Unido confirmar que pretendia estender os ensaios da Ordem de Promoções Financeiras para incluir ativos criptográficos “qualificados”.
Estamos propondo aplicar as mesmas regras de promoção financeira aos criptoativos que propomos aplicar a outros investimentos de alto risco, que são categorizados como ‘Investimentos de mercado de massa restritos'”, disse o Ministério na oportunidade.