A Financial Conduct Authority (FCA), principal órgão regulador financeiro Reino Unido, comunicou que emitiu uma ordem para “encerrar ou enfrentar mais ações” para os operadores de caixas eletrônicos Bitcoin (BTC) na Grã-Bretanha.
Segundo o comunicado da FCA, suas intenções é de entrar em contato com essas empresas para confirmar o aviso. O órgão de vigilância citou a falta de estrutura regulatória, o potencial de alto risco de ativos flutuantes e a importância de manter os princípios estabelecidos no Regulamento de Lavagem de Dinheiro (MLR) como os principais motivos da decisão.
Estamos preocupados com as máquinas ATM criptográficas que operam no Reino Unido e, portanto, entraremos em contato com os operadores instruindo que as máquinas sejam desligadas ou enfrentem ações adicionais”, comunicou a FCA.
O órgão britânico havia dado aprovação de registro para 33 empresas de criptomoedas, em agosto de 2020 sob a estrutura MLR, sendo a mais notável: Gemini Europe Ltd, a holding da Kraken Payward Ltd, Galaxy Digital UK Limited e, mais recentemente adicionada à lista em 1º de janeiro. Além dela, a eToro (Reino Unido) Ltda também tinha o aval.
A FCA ofereceu o status de registro temporário para 22 empresas até 31 de março desse ano, quando uma decisão seria determinada sobre a validade de sua solicitação. Essas empresas incluem empresas como Blockchain Access UK Limited (blockchain.com), Copper Technologies (UK) Limited, Revolut Ltd e Wirex Ltd, entre outras.
De acordo com dados da Coin ATM Radar, existem 81 caixas eletrônicos Bitcoin no Reino Unido, operados por oito empresas. A situação apresentada pela FCA é que nenhuma dessas empresas apresentou documentos apropriados ou obteve status de licenciamento para operar tais serviços dentro do território.
O precedente para esta decisão foi estabelecido em 15 de novembro do ano passado, quando a Gidiplus Limited, o serviço de caixa automático de ativos criptográficos (CATM) centrado em Bitcoin, recebeu um aviso de decisão da FCA que recusou sua inscrição como um “provedor de bolsa de ativos criptográficos”, também conhecido como um serviço Bitcoin ATM.